Conheça a campanha É da Nossa Conta, que tem como foco o semiárido do Nordeste brasileiro, onde há a maior incidência de trabalho infantil no Brasil.

Com foco no semiárido nordestino, campanha É da Nossa Conta! mobiliza a sociedade para reconhecer e enfrentar o trabalho infantil

Não agimos sozinhos: mobilizar parceiros, governo e a sociedade é parte fundamental da nossa atuação. Trabalhamos de forma colaborativa. Por isso, a Fundação Telefônica Vivo, em parceria com o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – e com a OIT – Organização Internacional do Trabalho – lançou a campanha É da Nossa Conta!, em 12 de agosto, no Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro (BA).
Nesse ano, o foco da campanha é o semiárido do Nordeste brasileiro onde temos a maior incidência de trabalho infantil no Brasil. Os objetivos são sensibilizar a sociedade para o reconhecimento do trabalho infantil e os locais onde ele acontece, estimular famílias, crianças e adolescentes a buscarem alternativas ao trabalho infantil, e conscientizar empregadores sobre a prática do trabalho adolescente protegido e sobre a ilegalidade do trabalho infantil.
No lançamento, foi apresentada como serão ações locais  em outras cidades da região assim como os vídeos  com depoimentos de personalidade como Gilberto Gil e  Raimundo Fagner . Os participantes do evento puderam assistir debates ressaltando a importância da educação como saída do trabalho infantil, como as famílias pode influenciar as crianças e adolescentes e a Lei de Aprendiz como uma forma legal de trabalho adolescente protegido. Parceiros locais como ONGs, institutos e igrejas estão sendo fundamentais para multiplicar as informações e comunicar a campanha na região. Representantes do UNICEF e da OIT também participaram do lançamento.
O evento foi marcado também pelo lançamento da publicação “Trabalho Infantil Caminhos para reconhecer, agir, e proteger crianças e adolescentes” que é uma pesquisa feita em parceria com a Prattein Consultoria em Desenvolvimento Social junto com municípios do Estado de São Paulo, que é uma ferramenta de apoio a gestores, diretores, agentes públicos e provados que atuam no sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes.
Ações digitais também acontecerão e todos podem participar compartilhando vídeos nas redes sociais. Basta acompanhar e interagir em nossos canais. No Twitter, use a hashtag #trabalhoinfantil.
Vamos, juntos, reconhecer, questionar e ajudar a mudar a realidade do trabalho infantil.
+ crianças estudando
– crianças trabalhando