Conteúdos de Tecnologias Digitais

Imagem mostra um jovem negro utilizando um notebook. Ele usa camiseta rosa, está em um ambiente que parece ser uma sala de estudos. O notebook está sobre uma mesa branca. Ao fundo, é possível ver uma estante com livros

A Fundação Telefônica Vivo apoia a Hora do Código e a Semana do Scratch, iniciativas internacionais que têm como finalidade inserir as tecnologias digitais na educação pública

Pensamento computacional, programação, narrativas digitais e robótica sustentável são algumas das tecnologias digitais que dialogam com as competências essenciais para os estudantes do século XXI.

A Fundação Telefônica Vivo acredita que as tecnologias digitais podem ser inseridas no currículo escolar de maneira transversal e desplugada. Em outras palavras, com ou sem o uso de recursos tecnológicos.

Por isso, a instituição mantém parcerias com organizações como a Code.org e a Fundação Scratch, representada no Brasil pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que convergem em torno de um objetivo comum: fomentar a cultura digital na educação pública.

Conheça algumas das iniciativas realizadas:

Em 2022, o Scratch Day evoluiu para Semana do Scratch. Ao todo, foram sete dias de atividades on-line, realizadas no período entre 15 a 21 de maio. Confira os destaques do evento!

Scratch na educação

O Scratch é uma ferramenta de programação gratuita desenvolvida pelo grupo Lifelong Kindergarten, do MIT Media Lab, com o intuito de incentivar crianças e jovens a pensar de forma criativa, lógica e colaborativa.

Desde 2009, a Fundação Telefônica Vivo apoia o Scratch Day, iniciativa global que celebra o desenvolvimento de projetos educacionais que utilizam a ferramenta. A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa representa a Fundação Scratch e organiza o evento no Brasil.

Hora do Código

A fim de  disseminar o pensamento computacional em escolas do mundo inteiro, a organização sem fins lucrativos Code.org disponibiliza aulas gratuitas e  interativas on-line  para pessoas interessadas em aprender programação.

A Code.Org também organiza a campanha anual Hora do Código, que tem a Fundação Telefônica Vivo como parceira e representante no Brasil. Nela, estudantes e educadores dedicam 60 minutos a atividades relacionadas à programação. Atualmente, o movimento global atua em 180 países.

Parceria Code.org

Trilhas Tecnologias Digitais

As trilhas reúnem diversas atividades para quem quer começar a programar de forma fácil e divertida. A partir das atividades é possível criar, jogar e aprender mais sobre os códigos. Clique nas abas abaixo para conhecer as Trilhas e embarcar nessa jornada pelo conhecimento!

Para começar
Para mergulhar nos códigos