Desafio Inova Escola

O Desafio Inova Escola incentiva a cultura de inovação e o desenvolvimento das habilidades do século XXI no ambiente escolar.

O ProFuturo, programa de educação global da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”, promove, entre suas estratégias, a formação continuada e o empoderamento de educadores, pautados pela intensa troca de experiências e conhecimento.

Nesse sentido, foi criado o Desafio Inova Escola, a iniciativa que tem como objetivo promover processos inovadores no ambiente escolar que favoreçam a construção de uma cultura de inovação na escola e o desenvolvimento dos estudantes nas habilidades do século XXI.

Na edição do Desafio Inova Escola em 2019, educadores das redes de ensino público e privado de todo país foram convidados a identificar uma oportunidade ou necessidade para a transformação de suas escolas e traçar soluções para esses desafios.

É considerado educador todo profissional que ocupe uma função dentro de uma escola, seja docente ou não docente.

Não era necessário ter experiência ou um plano de educação já implementado, o intuito era construir coletivamente!

Uma Trilha Formativa online e colaborativa serviu de guia para o desenvolvimento de um projeto de inovação. Essa etapa funcionou como uma formação gratuita, além de garantir o amadurecimento do plano a ser implementado.

Na primeira fase, inscreveram-se 1.180 escolas. A Trilha Formativa teve a participação de 1.200 equipes de educadores, que envolveram 4.400 profissionais.

Todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal, estiveram representados, totalizando 763 municípios. Das 335 equipes que chegaram ao final da trilha e enviaram os planos de inovação, 25 foram escolhidas como Destaques Regionais.

Na última fase do Desafio, cinco projetos, um de cada região do Brasil, foram reconhecidos por votação popular. Os cinco Destaques Nacionais foram selecionados por uma comissão avaliadora e receberam prêmios que incluem apoio financeiro no valor de R$10 mil e assessoria técnica para apoiar e fortalecer a implementação dos Planos de Inovação, respeitando a autoria e o protagonismo de cada equipe.

Na concepção inicial do projeto, foi previsto que as formações aconteceriam em um modelo híbrido, mesclando ações virtuais com presenciais, como as visitas técnicas às escolas. No entanto, a pandemia de coronavírus trouxe a necessidade de adaptação no cronograma de atividades para um modelo 100% remoto.

Desde março de 2020, as equipes escolares estão sendo assessoradas a distância pela coordenação técnica do CENPEC Educação, parceiro técnico e executor do Desafio Inova Escola, por meio de métodos digitais em um formato 100% on-line. Inicialmente, o planejamento era acompanhar às equipes somente durante o primeiro semestre, mas o período de assessoria foi estendido a fim de que o apoio aos educadores fosse mais efetivo.

O Desafio Inova Escola conta com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Movimento de Inovação na Educação. A iniciativa também tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Acesse o desafioinovaescola.org.br e saiba mais informações!

Etapas do Desafio Inova Escola

Inscrição

Puderam se inscrever grupos de 2 a 8 educadores de escolas da rede pública ou privada da Educação Básica (EI, EF, EM) de todo o Brasil.

Trilha Formativa

A trilha era um local de aprendizagem composto por 5 módulos, durante os quais foram realizadas atividades virtuais e presenciais. As ações feitas pelo grupo fizeram parte da construção de um plano de inovação.

Seleção Regional

As propostas válidas foram analisadas por uma comissão avaliadora e foram definidos 25 Destaques Regionais, sendo 5 projetos de cada região do país.

Seleção Nacional

Premiação

Os Destaques Nacionais receberam, além de um troféu para a escola e R$ 10 mil de verba por projeto selecionado para apoiar a implementação do plano de inovação, assessorias técnicas adaptadas para um modelo 100% on-line.

Cerimônia de premiação do Desafio Inova Escola

Cinco projetos foram escolhidos como destaques nacionais, e outros cinco foram reconhecidos por votação popular, realizada pelo site do Desafio Inova Escola e que contou com um total de 141.331 votos.

Infográfico traz os vencedores dos Destaques Nacionais do Desafio Inova Escola: Bastião atômico (Nordeste) Inova IEMA (Nordeste) Itavivo (Nordeste) IFF9! (Sudeste) Guerreiros do campo (Norte)

Infográfico traz os vencedores dos Destaques Votação Popular do Desafio Inova Escola: Juntos somos mais fortes (Sudeste) Equipe Santa Terezinha (Nordeste) Nenhum a menos! (Norte) Urbano (Sul) Arteduca (Centro-Oeste)

O anúncio foi feito pelo apresentador Marcelo Tas durante a 4ª edição do Fórum Inovação Educativa em 2019, promovido pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o jornal Folha de S.Paulo. Veja abaixo como foi a cerimônia de premiação e saiba mais sobre os planos de inovação de cada grupo!

INICIATIVA
UM PROGRAMA DA