Em 2014 aconteceu a nona edição do Dia dos Voluntários, reunindo cerca de 4500 voluntários e atendendo diretamente a cerca de 26 mil pessoas.

Confira as ações do Dia dos Voluntários

A Fundação Telefônica Vivo acredita que todos juntos podemos transformar a realidade e garantir um futuro mais justo e solidário para todos. Por isso, uma vez ao ano, reúne as experiências e a vontade de todos os colaboradores das empresas do Grupo Telefônica ao redor do mundo, e promove o Dia dos Voluntários.
Em 17 de outubro de 2014, aconteceu a nona edição do evento no Brasil, reunindo cerca de 4500 voluntários e atendendo diretamente a cerca de 26 mil pessoas em todos os estados do país.

As experiências compartilhadas nesse dia inspiram a cada participante, seja colaborador ou beneficiário, a enxergar nas ações feitas maneiras de transformar a realidade em que vivem e a si mesmos.
O esforço de todos fez com que 52 instituições fossem auxiliadas de maneira presencial ou digital. Além das reformas e construções desenvolvidas pelos voluntários em 43 instituições, 11 animais- sendo 7 cães 4 gatos- foram adotados, 288 quilos de ração, ossos, brinquedos e biscoitos foram arrecadados e 1120 árvores nativas da mata Atlântica foram plantadas.

O dia 17 foi substituído pelos dias 18 e 19 nas cidades de Uberlândia e Joinville. Para não atrapalhar as atividades desenvolvidas pelas instituições beneficiadas, os 65 voluntários optaram por utilizar seu final de semana para fazer o bem. Por isso, em breve teremos ainda números mais impactantes para compartilhar.
Antônio Carlos Valente, Presidente da Telefônica, junto à Gabriela Bighetti, Presidente da Fundação Telefônica, buscou incentivar os trabalhos realizados ao redor do país. Esteve em Belo Horizonte no dia 16 de outubro para conversar com o comitê responsável pelo Dia dos Voluntários na região, foi a Brasília no dia 17 para fazer a abertura dos trabalhos que aconteceriam na cidade e fez o encerramento do evento na cidade de São Paulo, na ONG Casa Cristo, onde cerca de 300 voluntários reformaram equipamentos culturais em um espaço de 170 mil m² e que atende toda a comunidade do bairro de Itaquera.
Durante o encerramento, Valente, como é chamado carinhosamente por todos, falou sobre o círculo virtuoso que esse dia fomenta: “As crianças mais carentes já conhecem e se interessam pela internet. O nosso trabalho vai incentivar que a inclusão digital aconteça mais rapidamente garantindoum futuro melhor para elas.”, e ainda citou o exemplo emocionante de D. Gláucia, fundadora da AMPARE-Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais que mesmo passando por um momento muito delicado em sua saúde, esteve presente na ONG contagiando a todos com sua disposição.
Já Gabriela Bighetti, agradeceu a disposição de todos os presentes durante os trabalhos, às Instituições e também aos colaboradores que ficaram nos escritórios do Grupo trabalhando pelos colegas e dizendo que o esforço deles torna o Dia dos Voluntários Telefônica tão grandioso. Em meio a muitas palmas a Presidente afirmou: “Deu tudo certo em todos os lugares. Foram mais de 4.000 voluntários e todos tiveram garra e cumpriram as metas, todas antes do previsto. Muito obrigada a todos participantes!”.

O programa de voluntariado criado pela Fundação Telefônica Vivo é desenvolvido durante todo o ano e busca inspirar os colaboradores a mobilizar esforços e atuar por meios de ações solidárias. As atividades desenvolvidas alteram também o relacionamento entre os colaboradores. A data dá a oportunidade de que todos se aproximem agindo juntos por causas sociais, com o mesmo propósito: fazer o bem. Segundo o Gerente de Voluntariado Luís Guggenberg, ações como o DVT aumentam o entrosamento do time, estimulam a amizade e o respeito no ambiente de trabalho e são uma grande oportunidade para que líderes estimulem a confiança e a consciência cidadã de toda a equipe.
Mesmo com tantos números grandiosos, o maior ganho do dia foram os sorrisos e a felicidade compartilhada por todos. O sucesso dessa edição do Dia dos Voluntários pode ser visto tanto pela superação das metas quanto pelas imagens expostas aqui.

Agradecemos a todos os colaboradores que acreditaram que todos juntos, fazemos com que cada dia conte. Vocês são parte da felicidade de muitas pessoas!

Dia dos Voluntários: juntos, fazendo com que cada dia conte!