Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Mesmo sem sair de casa, você pode fazer toda a diferença na superação da Covid-19. Conheça projetos inspiradores e mobilize-se!

Imagem mostra um idoso sendo atendido na sala de casa por um médico de máscara e estetoscópio no pescoço

A pandemia pela qual estamos passando gerou uma onda de solidariedade. Rapidamente, pessoas da sociedade civil, empreendedores sociais e organizações criaram uma série de projetos que ajudam no enfrentamento da Covid-19 e combate ao novo coronavírus.

Você também pode fazer parte desse movimento contribuindo com doações, trabalho voluntário ou mesmo divulgando via redes sociais. Alguns gestos simples já trazem grande impacto social, mesmo sem sair de casa.

A seguir, confira dez iniciativas que valem a mobilização:

Missão Covid

A Missão Covid é uma plataforma que conecta pessoas que apresentam sintomas da Covid-19 a médicos voluntários previamente cadastrados. As consultas são realizadas por ligação de vídeo (telemedicina). A iniciativa conta com o apoio de uma série de empresas, como Médicos do Futuro e Kikante.

Oncoguia: conteúdo para pacientes com câncer

Os pacientes que estão em tratamento de câncer podem ter dúvidas específicas sobre os principais cuidados a serem tomados. Por isso, a ONG Instituto Oncoguia preparou um guia completo em relação ao coronavírus com informações, recomendações, mitos e verdades e até sugestão de rodas de conversa para que pacientes, familiares e cuidadores falem sobre seus sentimentos.

Saúde mental

Estresse, tensão e outras emoções afloram nos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Para ajudá-los com apoio psicológico, um grupo de psicólogos voluntários criou a plataforma Apoiar – IPUSP. Os profissionais da saúde que desejam aconselhamento qualificado e gratuito fazem o cadastro, assim como os especialistas que desejam atender voluntariamente. A plataforma se encarrega do resto, encaminhando os contatos para os interessados combinarem o melhor horário para o atendimento.

Para quem não trabalha com saúde, mas está precisando de apoio para lidar com o isolamento social, a iniciativa A Chave da Questão oferece aconselhamento terapêutico online e de graça. Basta realizar o cadastro na plataforma.

Cultura maker

O Instituto Favela da Paz está usando o seu laboratório de tecnologias sustentáveis, o Lab Periferia Sustentável, para fabricar máscaras face shield (protetor facial) e doá-las a profissionais da saúde e líderes comunitários. A campanha Favela Maker capta doações em dinheiro e de matéria-prima, como placas de acrílico e elástico, para seguir com a produção. Mais de 350 máscaras já foram distribuídas em cinco Unidades Básicas de Saúde da região, no extremo sul da cidade de São Paulo.

Um projeto em apoio ao SUS, criado pelo designer Paulo Carlotto, também está captando doações para a produção de face shields, destinadas a profissionais de saúde nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná.

No Ceará, o FabLab CriarCE, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, também está desenvolvendo centenas de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para distribuição gratuita aos profissionais de saúde. Podem ser feitas doações de materiais, insumos e mão de obra voluntária.

A pandemia causada pela Covid-19 impactou toda a sociedade e trouxe muitos desafios para áreas essenciais do país. Diante deste cenário, estamos realizando diversas ações humanitárias em prol da área da saúde e no combate à fome, além de iniciativas de educação e voluntariado digital.

Nossos colaboradores também estão engajados em diversas atividades, como em bate-papos virtuais com idosos e pessoas com deficiência, além de apoiarem a confecção e distribuição de máscaras faciais de tecido e a divulgação materiais de conscientização, como o guia Meu Nome é Coronavírus. Conheça todas as ações promovidas pela Fundação Telefônica Vivo!

Livia.bot

A startup SaveLivez em parceria com o Atados desenvolveu a Livia.bot, uma assistente virtual de saúde que ajuda a tirar dúvidas sobre doação de sangue no contexto do coronavírus. E o melhor: ela ajuda o doador a encontrar os bancos de sangue mais próximos que estejam precisando de seu tipo sanguíneo.

USP Vida

Quer contribuir com pesquisas científicas para superar a Covid-19? A Universidade de São Paulo (USP) lançou recentemente o Programa USP Vida para receber doações de empresas e pessoas físicas que desejam colaborar com ações e fomentar pesquisas, como o desenvolvimento de vacinas, equipamentos ou medicamentos. Parte do dinheiro recebido também ajudará em materiais para o Hospital Universitário.

Mais do que palmas

Valorizar o trabalho dos profissionais de saúde pode ir além de aplausos e postagens nas redes sociais. A ideia da campanha Mais Do que Palmas é justamente pressionar por meios digitais para que parlamentares aprovem propostas de melhoria das condições de trabalho, assistência e proteção para quem está na linha de frente da luta.

10 projetos que unem impacto social e saúde no combate ao coronavírus
10 projetos que unem impacto social e saúde no combate ao coronavírus