EnlightED – Palestrantes

Imagem com fundo azul com o logo do enlighted 2022 e a frase “Palestrantes confirmados”

Palestrantes confirmados.

Saiba quem são os especialistas e palestrantes que participaram do enlightED no Brasil, em mesas, debates e keynotes que promoveram reflexões sobre o futuro da educação, tecnologia e inovação.

Lucia Dellagnelo

Diretora-presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), é Conselheira da Fundação Telefônica Vivo.

Claudia Costin

Fundadora e diretora do CEIPE FGV-RJ, é conselheira da Fundação Telefônica Vivo.

José Vicente

Advogado, Pós Doutorando pela FEA/USP, é doutor em Educação e Mestre em Administração pela UNIMEP- Universidade Metodista de Piracicaba- SP. Mestre em Direito pela Escola Paulista de Direito. É fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, fundador presidente da Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural - Afrobras, fundador e titular do Movimento Todos Pela Educação, fundador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, fundador do Movimento Ar – Vidas Negras Importam. Membro do Conselho Editorial do Jornal Folha de São Paulo - membro do Conselho Consultivo de pesquisas do CNJ- Conselho Nacional de Justiça - Membro Conselho Consultivo da Secretaria Executiva do Clima de São Paulo.

Luciano Meira

Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), mestre em psicologia cognitiva (UFPE) e bacharel em pedagogia (FAFIRE). Atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador do mestrado em design da Cesar School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e Coordenador de Ciência e Inovação da Joy Education, uma edtech do Grupo Proz Educação. Luciano também é Lemann Fellow e sócio efetivo do movimento Todos pela Educação.

Olavo Nogueira Filho

Diretor-executivo da Todos Pela Educação, formado em Administração pela Universidade de Notre Dame e mestrando em gestão e políticas públicas pela FGV-SP.

Renato Gasparetto

Vice-Presidente de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da Telefônica Vivo, empresa líder em telecomunicações no Brasil. Lidera um time multidisciplinar voltado à Comunicação Interna e Externa, Relações Institucionais, Sustentabilidade e Responsabilidade Social (Fundação Telefônica Vivo).
Formado em Jornalismo e Letras, com cursos de aperfeiçoamento profissional em Harvard, Insead e Columbia University, Renato Gasparetto é Professor convidado da FGV-SP, Chairman do Comitê de Relações Governamentais da Amcham-Brasil, Membro do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Membro do Conselho Consultivo da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Foi Chairman do Communication Committee do World Steel Association, com sede em Bruxelas, em 2019.

Camila Achutti

Fundadora e CEO da Mastertech, escola de pensamento digital, ágil, lógico e humano. Selecionada pela FORBES como um dos 5 talentos brasileiros em tecnologia com menos de 30 anos e como uma das 100 líderes de amanhã, ela representou o Brasil no Simpósio de St. Gallen.

Lia Glaz

Diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, é formada em Administração Pública pela FGV-EAESP e com mestrado na área de Desenvolvimento Econômico e Político pela SIPA-Columbia University. Na Fundação, Lia já liderou a área de Educação, promovendo iniciativas inovadoras e o uso de tecnologia para apoiar o desenvolvimento de crianças e jovens no contexto do século XXI, incluindo programas oferecidos pela Fundação, desenvolvimento de pesquisas e processos de fortalecimento de políticas públicas. Antes disso, trabalhou por 15 anos em organizações sociais e multinacionais nas áreas de educação, esporte e alimentação saudável no Brasil, Canadá e Suíça.

Lilian Bacich

Diretora da Tríade Educacional, é doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Atuou por mais de 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação.

Fernanda Cabral

Fernanda Cabral é ativista mineira, comunicadora, especialista em inovação social, cultura de paz e dinâmicas de convivência. Desde sempre atua em projetos de mobilização e criação coletiva, em parceria com organizações sociais, empresas e em projetos autorais independentes. Criadora do Imagine2030: um chamado para pessoas comuns ativarem seu poder transformador, escolhendo agir agora, para construir localmente o futuro radicalmente diferente proposto pelos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. Palestrante do Pacto Global da ONU no Brasil.

Doug Alvoroçado

CEO Olhares Educação Inclusiva. Pedagogo, professor, músico, trabalha com implementação de tecnologias em sala de aula.

Suziane Toffoli

Professora e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Gravataí (RS).

Frederico Amancio

Secretário de Educação de Recife (PE). Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e, MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro.

Tatiana Klix

Diretora do Instituto Porvir, é jornalista especializada em educação e inovação.

Cintia Gomes

Diretora institucional e cofundadora da Agência Mural, correspondente do Jardim Ângela desde 2010. Integra a diretoria da JEDUCA. Jornalista, formada pela UAM – Universidade Anhembi Morumbi. Possui especialização em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista. É mestranda em Ciências da Comunicação na ECA/USP - Universidade de São Paulo. Também cofundadora do coletivo 'Nós, mulheres da periferia', já trabalhou no Instituto Paulo Freire, na Revista Ocas e foi assessora de imprensa nas áreas de cultura, educação e terceiro setor. Produziu a Revista e o Blog Curta SP, o documentário "Três Esquinas: A rua é um palco", além da revisão e diagramação do livro "Um Batuque Memorável no Samba Paulistano".

Caio Dib

Caio Dib é designer de serviços em educação e consultor em projetos que trabalham com educação e inovação. Em 2013, viajou de ônibus pelo Brasil para conhecer projetos educacionais inovadores. Também é autor e co-autor de 8 livros sobre o tema.

Greiton Toledo

Doutor em Educação Matemática e professor finalista do Global Teacher Prize.

Gilson Franco

Formação em Letras, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (UECE); Mestrando do Mestrado Profissional em Letras, na Universidade Federal do Ceará (UFC); Participante do Time de Autores da Revista Nova Escola; Professor efetivo da Rede Pública Municipal da cidade de Fortaleza, há 15 anos e, atualmente, lotado na Escola Municipal Sebastião de Abreu; Coordenador da Rede Conectando Saberes, na cidade de Fortaleza; Desenvolve projetos de literatura de cordel em sala de aula; Desenvolve projetos de leitura na escola e nas comunidades; Poeta e cordelista.

Laercio Candido

Professor de matemática e libras e consultor educacional da FTD Educação.