EnlightED

Imagem com fundo azul com o logo do enlighted 2022 e as datas de realização do evento
###

O enlightED é uma das principais conferências globais sobre educação, tecnologia e inovação

No Brasil, o enlightED trouxe para o centro da conversa o tema Inovação que Conecta. Educação que Transforma, com uma programação exclusiva.

Os debates e reflexões durante os dois dias de evento, promovidos por especialistas em educação, tecnologia e inovação, foram transmitidos ao vivo pelo Canal da Fundação Telefônica Vivo no YouTube.

No primeiro dia, a programação brasileira do enlightED girou em torno de debates sobre como o desenvolvimento de competências digitais contribui para a melhora da qualidade do ensino na escola pública. Especialistas como Luciano Meira, cofundador da JOY Education, e Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional, participaram da mesa “A tecnologia como aliada para enfrentar os desafios atuais das escolas”. Dando sequência ao assunto, a mesa “Como apoiar os professores no desenvolvimento de competências digitais”. promoveu importantes trocas de experiências entre Frederico Amancio, secretário de Educação de Recife (PE), e Doug Alvoroçado, CEO da Olhares Educação Inclusiva.

José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, inspirou a todos ao refletir sobre o papel da inclusão digital na construção de novos horizontes para as juventudes. Assim como o professor Greiton Toledo, que compartilhou com os espectadores a história de sucesso do seu projeto Mattics, que chegou à final do Global Teacher Prize 2021, considerado o Nobel de Educação.

O segundo dia do enlightED foi dedicado aos desafios e oportunidades para jovens relacionados ao desenvolvimento de competências digitais. Logo na abertura, o professor Laercio Candido, que leciona Matemática e Libras e é consultor educacional da FTD Educação, discursou sobre a importância da tecnologia para a inclusão social e a favor da equidade.

Em seguida, a mesa “O trabalho do presente já é digital: como incluir e preparar os jovens para esse mundo?” promoveu a reflexão sobre o cenário pós-pandemia na educação e sobre como o Ensino Médio pode preparar os jovens para um mundo do trabalho que exige cada vez mais competências digitais. O debate contou com Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos pela Educação, e Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech.

Para tangibilizar essa questão, na mesa “Experiências no desenvolvimento de competências digitais com foco em equidade” foram apresentadas as práticas e resultados alcançados por iniciativas que promovem o desenvolvimento de competências digitais entre jovens. Silvana Bahia, codiretora executiva do Olabi e coordenadora da PretaLab, e Suziane Toffoli, professora e coordenadora do Núcleo de de Tecnologia Educacional de Gravataí (RS), compartilharam suas iniciativas e conhecimentos.

Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb), apresentou o keynote “Competência digital é a nova alfabetização para a vida”, promovendo a reflexão sobre a importância das competências digitais para que as pessoas deem conta de processos múltiplos na sociedade e em suas vidas. O encerramento especial do enlightED ficou por conta do professor Gilson Franco, que leciona Língua Portuguesa, em Fortaleza (CE), e recitou um cordel com uma mensagem de esperança relacionando as temáticas da educação, tecnologias digitais e inovação.

Na Espanha, a programação do enlightED contou com debates, oficinas e atividades interativas. Mais de 60 especialistas participaram da conferência. Acesse a plataforma global e confira como foi o evento.

Em breve, serão divulgados os vídeos com os melhores momentos do evento. Aguarde!

Enquanto isso, confira imagens do enlightED e veja como foi a conferência aqui no Brasil!

Sobre o enlightED

Promover a reflexão e o debate sobre as principais oportunidades e desafios para a educação, em meio às transformações da era digital, é a proposta do enlightED.

O evento global, on-line e totalmente gratuito é organizado pela Fundação Telefônica e considerado uma das principais conferências mundiais sobre educação, tecnologia e inovação. O seu conceito se alinha ao compromisso da Fundação Telefônica Vivo em apoiar a educação pública na cultura digital.