O Ensino Híbrido é possível, veja como!
Em um curto espaço de tempo, estudantes e educadores precisaram criar uma nova dinâmica de aprendizagem. Mas independentemente do local e dos recursos disponíveis, a educação não pode parar!
O Ensino Híbrido veio para ficar e nós podemos ajudar você, professor, a se preparar para este momento. Aqui você encontra conteúdos gratuitos exclusivos e diversos materiais sobre o assunto para facilitar o seu aprendizado e inspirá-lo nessa jornada. Comece agora!
#OProfessorEntrouNaSala!
E-book: O Ensino Híbrido no Brasil
Produzido em formato de livro digital, o material traz o cenário da Educação Básica no Brasil e no mundo, explica o conceito do Ensino Híbrido, suas diversas modalidades e diferenças entre outros tipos de ensino disponíveis, e o papel de gestores e professores. Além das perspectivas, desafios e possibilidades para o desenvolvimento da abordagem no país, você encontrará uma série de referências teóricas e práticas para se inspirar e ficar por dentro do tema.
Faça o download gratuito!Curso: Ensino Híbrido
Como fazer na minha escola?
Para contribuir com a atividade docente em tempos de pandemia, o curso "Ensino Híbrido - como fazer na minha escola?" é composto por seis módulos, totalizando 54 horas de formação com certificado emitido pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Disponível na plataforma Escolas Conectadas, a formação é gratuita e destaca práticas de professores da Educação Básica e inspirações alinhadas à BNCC, explorando diferentes modelos da abordagem e adaptações para aulas presenciais e remotas.
Inscreva-se!Websérie: Ensino Híbrido na Prática
Nesta websérie é possível ter acesso a vídeos práticos e explicativos que darão dicas de como preparar aulas por meio de modelos simples de Ensino Híbrido, como Sala de Aula Invertida, Laboratório Rotacional, Rotação Individual e Modelo Flex. Assista agora!
Live sobre como aplicar o Ensino Híbrido na escola
Esta live faz parte da segunda temporada da série "Conversas que Aproximam" realizada pela Fundação Telefônica Vivo desde 2020. Impulsionada pela importância do tema e a participação de mais de 6 mil inscritos na primeira edição do curso de mesmo nome, a live contou com a presença de Ana Ligia Scachetti, pedagoga e jornalista e Eliane Siqueira, pedagoga e mestre em Ciências, com a mediação da nossa Gerente de Projetos Sociais, Renata Altman. Confira!
Notícias
Fique por dentro das últimas notícias e iniciativas sobre Ensino Híbrido e temas relacionados à abordagem em diferentes aspectos e interesses dos educadores.
Leia aqui!Perguntas Frequentes
Qual a diferença entre Ensino Híbrido e Ensino Remoto? É possível aplicar a modalidade utilizando outros recursos, além do uso de tecnologias? Essas e outras perguntas estão respondidas nesta área, que reúne as principais dúvidas dos educadores sobre o tema. Consulte!
O Ensino Remoto surgiu como um modelo provisório e emergencial devido a pandemia da Covid-19 a fim de reduzir o impacto do fechamento das escolas na aprendizagem. Trata-se de um modelo mediado por tecnologias em que se transpõe o conteúdo das atividades e das aulas presenciais para os meios digitais, seguindo as mesmas dinâmicas, inclusive de horários e cronograma do Ensino Presencial.
Já o Ensino Híbrido pressupõe a mescla da aprendizagem presencial com a on-line de forma complementar. O método possibilita a personalização do ensino de acordo com a necessidade do estudante, que toma uma postura mais ativa, enquanto o professor se torna um facilitador dessa aprendizagem.
A modalidade híbrida pode se adequar às diferentes realidades brasileiras. Especialistas apontam que não há uma receita pronta. Cada escola precisa analisar seu contexto, a quantidade de alunos, quais tecnologias dispõem entre outros aspectos. No entanto, um ponto em comum entre todas as instituições deve ser levado em consideração: o professor. Com essa transição, há uma mudança na avaliação da aprendizagem e é preciso quebrar a lógica do professor como centro do processo educacional. É preciso formar e informar o docente sobre novas metodologias para a prática do ensino, com a oferta de recursos digitais, ressignificação do conceito de aprendizagem, a personalização do ensino, entre outros.
São dois modelos, os sustentados, mais parecido com as dinâmicas do Ensino Presencial, com pequenas adaptações, e os disruptivos, em que há mudanças mais radicais na forma de trabalho do professor, da escola e do estudante.
São três modelos. O primeiro é o modelo de Rotação por Estações, em que os estudantes são organizados em grupos, chamados de estações de aprendizagem, para desenvolverem as atividades. Os alunos se revezam nessas estações e o professor se torna o mediador ao fazer intervenções quando os grupos precisam de auxílio. O segundo modelo é o Laboratório rotacional. Neste, os estudantes são divididos em dois grupos que realizam as tarefas simultaneamente, enquanto um está presencialmente sendo acompanhado pelo professor, o outro é mediado pela tecnologia. Os dois grupos se revezam em cada um desses espaços. Por último, a Sala de Aula Invertida, em que o professor envia ao estudante o material com o tema da aula para que ele absorva o conteúdo antes da aula, fazendo com que a interação professor-aluno seja para sanar dúvidas e dar espaço para as atividades.
São quatro modelos disruptivos. A Rotação Individual é similar à rotação por estações, com a diferença de que o aluno recebe um roteiro individual personalizado elaborado pelo professor. No Flex, os cronogramas das aulas são personalizados e fluidos. Os estudantes realizam as atividades propostas, que podem ser aulas individuais ou projetos para pequenos grupos, com o apoio presencial do professor quando necessário. No modelo À la carte, o aluno assume maior autonomia e se responsabiliza pela própria organização de estudo. É ele quem vai escolher as matérias de acordo com suas preferências e objetivos e recebe a ajuda do professor quando e onde for mais adequado em cada situação. Enfim, no modelo Virtual Enriquecido, a presença na escola não é obrigatória. As disciplinas são oferecidas no formato on-line e o estudante vai à instituição uma ou duas vezes por semana, para realizar debates do que foi abordado nos encontros virtuais.
O ensino personalizado contempla uma série de estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento dos estudantes de forma individualizada, levando em consideração o ritmo, limitações e talentos de cada estudante. A medida é fundamental para combater a desigualdade na educação depois da pandemia.
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