Escolas Conectadas

Uma professora negra, usando uma blusa púrpura e fones de ouvido usa um notebook para acessar os cursos da plataforma Escolas Conectadas

A plataforma Escolas Conectadas apresenta cursos gratuitos, mediados e autoformativos, com diferentes cargas horárias.

O ProFuturo, programa global de educação da Fundação Telefônica e da Fundação “la Caixa”, incentiva a formação a distância e o compartilhamento de conhecimento entre educadores por meio da plataforma Escolas Conectadas.

O projeto, iniciado em 2015, promove a inclusão na cultura digital e incentiva o desenvolvimento de aprendizados do século XXI com aplicação de metodologias inovadoras.

Os cursos oferecidos na plataforma são focados na troca de experiência entre educadores e na construção coletiva de conhecimento.

Pensados cuidadosamente para contemplar as demandas do cenário educacional brasileiro, fortalecem não só quem está na sala de aula, mas também os gestores enquanto agentes de transformação da educação.

A plataforma Escolas Conectadas apresenta cursos mediados e autoformativos de diferentes cargas horárias, certificados por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Nossa atuação

Voltado para formação de educadores, temos duas frentes de atuação no projeto Escolas Conectadas:

Turmas abertas: oferecidas a qualquer educador, independentemente da disciplina ou nível de experiência. É preciso apenas ter acesso ao computador e à internet e realizar o cadastro na plataforma. Acesse o site escolasconectadas.org.br e inscreva-se!

Turmas exclusivas: oferecidas para secretarias de educação que queiram incluir nossos cursos em seus programas de formação de professores

Infográfico mostra os tipos de cursos possíveis na plataforma websérie Escolas Conectadas

Prêmio Unesco

Conheça o blog do Escolas Conectadas!

Nesse espaço, serão disponibilizadas histórias de educadores, matérias sobre temas importantes da educação, práticas pedagógicas inovadoras, entre outros conteúdos do projeto. Confira os conteúdos do blog e inspire-se!

Confira depoimentos de quem já fez cursos na plataforma:

escolas_conectadas_depoimento1

“Foi um suporte maravilhoso no meu trabalho como coordenadora pedagógica, porque ali tenho a possibilidade de suprir carências e dificuldades que encontramos em sala de aula. Quando me deparo com alguma dificuldade na escola, tenho a opção de me aprofundar nos cursos para poder ajudar o professor”.

Marines Moreira, coordenadora pedagógica – Poá (SP)

escolas_conectadas_depoimento2

“Paulo Freire falava que até o nosso dia final somos aprendizes. E quando as instituições acreditam e investem nisso, fica muito mais fácil, muito mais justo porque dá oportunidade a todos acessarem. Temos com quem contextualizar assuntos, com uma rede a nosso favor. Ter acesso a esse conteúdo é transformador.”

Camila Stefanelli, professora – São Paulo (SP)

Dividida em cinco episódios, um de cada região do país, a websérie retrata diferentes
realidades e como os cursos da plataforma Escolas Conectadas contribuíram nas práticas pedagógicas dos educadores. Não perca! Assista a websérie Escolas Conectadas!

Logo do Profuturo traz a palavra Profuturo sublinhada em vermelhoLogo da Fundação Telefônica Vivo em azul e púrpuraLogo da Fundação La Caixa traz uma estrela em azul e vermelho