Ourinhos é a mais nova cidade a integrar o projeto Aula Fundação Telefônica, que leva tecnologia e comunicação a escolas beneficiadas pelo programa Pró-Menino.

Escolas de Ourinhos participam do projeto Aula Fundação Telefônica

Ourinhos é a mais nova cidade a integrar o projeto Aula Fundação Telefônica, que leva tecnologia de informação e comunicação a escolas onde estudam crianças beneficiadas pelo programa Pró-Menino, na linha de Combate ao Trabalho Infantil, capitaneado pela Fundação Telefônica. A iniciativa já envolve 21 escolas no Estado de São Paulo, em cidades como Campinas, Hortolândia, Santos, Diadema, Bebedouro e Bauru, além das de Ourinhos.

A Fundação Telefônica firmou parceria com a Prefeitura para beneficiar oito escolas municipais e 5.244 alunos de Ourinhos. Cada instituição de ensino recebeu  25 laptops educacionais, um notebook para o professor, servidor de arquivo, carrinho de recarga e equipamentos de rede sem fio, para conexão com a Internet. Os computadores destinados aos estudantes –do tipo classmates – são organizados em um kit que pode ser transportado e instalado em todos os ambientes da escola, permitindo sua integração com as diversas atividades propostas pelos professores das várias disciplinas, beneficiando todos os alunos.

Além da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – em sala de aula, por meio da doação de equipamentos e da instalação da rede sem fio, o projeto oferece capacitação e apoio direto aos professores, com atividades presenciais e à distância por meio de um site chamado Canal Pró-Menino Brasil.

Um total de 543 docentes do município já está participando de cursos de formação online para colocar em prática o uso das TIC. Também está prevista para novembro a participação de um grupo de professores-referência, chamados dinamizadores, em seminário de dois dias na Grande São Paulo, que debaterá boas práticas e o processo de inovação na educação, juntamente com educadores das demais cidades beneficiadas pelo projeto.

Qualidade educativa

O projeto Aula Fundação Telefônica busca contribuir para a erradicação do trabalho infantil, por meio da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas. “Melhorar a qualidade da educação é uma das maneiras de reter o aluno na escola, de torná-la mais atraente e atualizada”, explica Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. Para atingir esse objetivo, a instituição integrou ao projeto seu programa EducaRede, que acumula ampla experiência no uso pedagógico das TIC.

As escolas beneficiadas estão nas regiões onde moram e estudam as 246 crianças atendidas pelos projetos de combate ao trabalho infantil da Fundação Telefônica em Ourinhos. O desenvolvimento dessas iniciativas se dá através de parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do município.

O projeto Aula Fundação Telefônica começou no Brasil em 2008 em 11 escolas paulistas e, em 2009, foi expandido para mais dez. Hoje, beneficia um total de 21.666 alunos em 29 escolas, incluindo Ourinhos. A iniciativa envolve, ainda, a criação de redes entre entidades que atuam na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Em toda a América Latina, o Aula Fundação Telefônica vem sendo desenvolvido em 324 escolas, beneficiando 216.252 alunos e mais de 17.000 professores.

Escolas beneficiadas em Ourinhos:
EMEF Nilse de Freitas
EMEF Francisco Dias Negrão
EMEF Profª Evani Maioral Ribeiro Carneiro
EMEF Jandira Lacerda Zanoni
EMEF Profª Josefa Navarro Lemos
EMEF Paulo Freire
EMEF Amelia Abujamra Maron
EMEF Profª Dorothildes Bonone Gonçalves

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Escolas de Ourinhos participam do projeto Aula Fundação Telefônica