Eventos como a Copa do Mundo podem aumentar os riscos de crianças e adolescentes. Saiba como protegê-los e faça parte desse movimento durante os jogos da Copa!

Está em suas mãos proteger nossas crianças durante os jogos Copa.

Megaeventos como a Copa do Mundo podem aumentar os riscos de crianças e adolescentes, principalmente os mais vulneráveis, serem vítimas de várias formas de violência. A Fundação Telefônica Vivo contribui com esta luta ao atuar na conscientização da sociedade sobre o tema e apoiar organizações e projetos que têm como foco os diretos das crianças e adolescente.
Trabalho infantil,  exploração sexual, racismo, negligência e abandono de crianças são algumas delas. Mas você pode virar esse jogo.
O UNICEF e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o CEDECA-Bahia e uma empresa de jovens empreendedores digitais que desenvolveu o software de forma voluntária, a Ilha Soft criou um aplicativo para smartphones com o intuito de facilitar denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A partir do local onde o usuário está, o Proteja Brasil indica telefones e endereços e o melhor caminho para chegar a delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam a enfrentar a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras.
Caso o usuário não esteja na área de cobertura do Proteja Brasil, ele pode fazer a denúncia pelo Disque 100 ou encaminhá-la aos Comitês Locais de Proteção Integral.
Esses comitês serão instalados em todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo e estarão em esquema de plantão durante os dias dos jogos e celebrações públicas para orientar, prevenir e receber denúncias de violações contra crianças e adolescentes.
O portal Promenino da Fundação Telefonica Vivo você poderá se informar mais sobre as formas de violência contra a infância e adolescência. Segue abaixo alguns exemplos:
Tortura: Atos intencionalmente praticados para causar lesões físicas, ou mentais, ou de ambas as naturezas com finalidade de obter determinada vantagem, informação, aplicar castigo, entre outros.
Tráfico de crianças e adolescentes: Recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de uma criança para fins de exploração.
Violência Psicológica: Relação de poder com abuso da autoridade ou da ascendência sobre o outro, de forma inadequada e com excesso ou descaso.
Violência Sexual: Situações de abuso ou de exploração sexual de crianças e adolescentes. Implica a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais, mediada ou não por força ou vantagem financeira.
Discriminação: Distinção, segregação, prejuízo ou tratamento diferenciado de alguém por causa de características pessoais, raça/etnia, gênero, crença, idade, origem social, entre outras.
Violência Física: Ato de agressão física que se traduz em marcas visíveis ou não.
Trabalho Infantil: É todo o trabalho realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida para trabalhar. No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes até 14 anos. Adolescentes entre 14 e 16 podem trabalhar, mas na condição de aprendizes. Dos 16 aos 18 anos, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h e não sejam insalubres ou perigosas.
Negligência e Abandono: Abandono, descuido, desamparo, desresponsabilização e descompromisso do cuidado. Ato que não está necessariamente relacionado às dificuldades socioeconômicas dos responsáveis pela criança ou pelo adolescente.
A campanha Está em suas mãos proteger é do UNICEF em parceria com ICSS e Save the Dream. O aplicativo Proteja Brasil pode ser baixado gratuitamente na Apple Store , Google Play ou no site: http://www.protejabrasil.com.br/. Está em suas mãos proteger nossas crianças e adolescentes.

Está em suas mãos proteger nossas crianças durante os jogos da Copa