A Fundação Telefônica lança campanha para sensibilizar sobre a exploração sexual contra crianças e adolescentes, incidência que tende a crescer no Carnaval.

Fundação Telefônica faz campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes neste Carnaval

A Fundação Telefônica lança, em parceria com a Childhood Brasil, campanha publicitária para sensibilizar a população sobre a exploração sexual contra crianças e adolescentes, cuja incidência tende a crescer por ocasião do Carnaval. A veiculação das peças destinadas a rádio, internet e mídia exterior começa nesta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, e vai até 18 de março. Já os filmes de TV irão ao ar entre o dia 5 e 20 de março.

A campanha faz parte da estratégia do projeto Ação Proteção, de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que é desenvolvido pelo programa Pró-Menino da Fundação Telefônica desde fevereiro de 2010, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com a Childhood Brasil. “A população é peça-chave no combate à exploração e é preciso desmistificar a questão, esclarecer as pessoas e orientá-las a denunciar de forma responsável. Daí a importância da campanha”, afirma Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica.

A primeira fase do projeto envolveu a articulação, capacitação e fortalecimento da rede de atores sociais envolvidos com a problemática em 30 municípios do Estado de São Paulo, reunindo conselhos tutelares, conselhos de direitos da criança e do adolescente, secretarias de assistência social, educação, saúde e cultura, entre outros. “Agora, chegou a hora de pautarmos a sociedade sobre a questão”, frisa Mindlin.
Famosos emprestam vozes

A campanha foi desenvolvida pela Young & Rubicam. Foram feitos dois filmes para TV, em forma de animação, com 30 segundos cada, além de spot de rádio, com as vozes dos famosos Ana Hickmann, Roberto Justus, Luciana Mello, Jair Oliveira, Tânia Khalil, Jair Rodrigues e Simoninha. Também fazem parte da campanha uma peça para outdoor e um hotsite (www.acaoprotecao.com.br), que traz detalhes do funcionamento do projeto, metodologia aplicada e município envolvidos, entre outros.

Um dos filmes mostra um menino que é protegido por um anjinho da guarda em situações de perigo. No entanto,  uma figura adulta consegue distrair o anjinho tornando a criança vulnerável. O mote é mostrar que toda criança precisa de proteção. Já o outro filme estampa duas crianças num cenário infantil. Uma voz, em off, diz que a violência sexual tira os elementos da infância dessas crianças, enquanto os brinquedos vão sumindo da tela. Ambos os filmes destacam a existência do projeto Ação Proteção e mostram que há uma rede social articulada para atender as denúncias.

A veiculação será realizada nos principais veículos de comunicação dos 30 municípios participantes do projeto, em seis regiões: Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, região de Presidente Prudente, de São José do Rio Preto, Baixada Santista e Litoral Norte. Essa mesma campanha voltará a ser veiculada na semana de 18 de maio, quando se comemora o Dia Nacional do Enfrentamento contra a Exploração Sexual.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.