Fundação Telefônica promove capacitação para Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo
A Fundação Telefônica promoveu capacitação para Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de 25 cidades do Estado de São Paulo. A partir de parceria firmada com a consultoria Prattein, que vem desenvolvendo esse tipo de trabalho para institutos e fundações ligados a grandes corporações, os conselheiros participaram de atividades nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Mairiporã.

A ação tem como objetivo orientar esses Conselhos sobre a elaboração de diagnósticos da situação da infância e adolescência no município, bem como construção de planos de ação, para combater os problemas apontados pelo diagnóstico, e de planos de aplicação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com isso, os Conselhos passam a ter diretrizes que garantam o apoio tanto da iniciativa privada quanto do próprio poder público em áreas prioritárias, a partir do diagnóstico elaborado.

Está previsto mais um encontro presencial, no primeiro semestre de 2010. Até lá, os Conselhos Municipais terão assessoria remota da Prattein para que possam construir os diagnósticos e elaborar os planos. A Fundação Telefônica convidou Conselhos dos 29 municípios onde tem aplicados 34 projetos ligados à garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Entre os municípios participantes, estão Bebedouro, Araçatuba, Campinas, Ribeirão Preto, Assis, Santos, São Vicente e Ourinhos.