Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, leva plataforma digital de busca de conteúdos educacionais a mais de 65 mil alunos, 4 mil profissionais da educação e 130 escolas
São José dos Campos, 23 de junho de 2016 – A Escola Digital, plataforma de busca com mais de 11 mil de conteúdos pedagógicos digitais, fechou parceria com a Secretaria de Educação do município de São José dos Campos para o lançamento da “Escola Digital SJC”, versão customizada da Escola Digital. A plataforma será lançada nesta sexta-feira (24/06), às 19h30h, no auditório do Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) – Professor Eduardo Augusto Fernandes. Voltada a gestores, professores, alunos e seus familiares, a ferramenta de conteúdo atende às atuais necessidades deste público no dia a dia, a partir de conteúdos que tornam o ensino mais dinâmico e inovador dentro e fora da sala de aula. O evento contará com as presenças do Prefeito Carlos José de Almeida e do secretário de educação, Luiz Carlos de Lima.
Desenvolvido para agilizar e tornar mais confiável a busca por conteúdos pedagógicos, o novo ambiente virtual reúne em um só espaço animações, jogos, simuladores, aplicativos, entre outros recursos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente. A plataforma beneficiará mais de 65 mil alunos dos ensinos fundamental e educação infantil, cerca de quatro mil profissionais da educação (professores, orientadores educacionais e diretores) e 130 escolas municipais.
Criada em 2013 pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, a Escola Digital cobre todas as disciplinas da Educação Básica. A curadoria do projeto, que envolve seleção dos recursos, é responsabilidade da TIC Educa, empresa especializada em pesquisar e desenvolver soluções para aulas interativas inovadoras baseadas em recursos tecnológicos e de alta qualidade pedagógica. Além disso, alimentam essa base de dados outras Secretarias de Educação que participam da Rede Escola Digital e que produzem ou qualificam objetos de aprendizagem. 
Tecnologia como aliada 
Além de parceira no aprendizado, a tecnologia funciona como instrumento importante para a igualdade de oportunidades. Nesse contexto, facilita o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos de base tecnológica inovadora para enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas, apoiar alunos que querem aprofundar os estudos e familiares interessados em acompanhar a educação dos filhos.
Segundo a gerente de Projetos do Instituto Natura, Maria Slemenson, a parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos está alinhada à estratégia de disseminar um recurso fundamental capaz de transformar a educação no Brasil. “A Escola Digital tem o importante papel de possibilitar o acesso a conteúdos multimídia e ampliar as fontes de pesquisa de qualidade. Além disso, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes”, afirma Slemenson.
Para a Coordenadora do Programa Escola Interativa , Professora Roseli Ferreira, a plataforma será precursora para as ações de melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo ao professor suporte educacional digital diferenciado, bem como socialização das práticas pedagógicas dos professores de São José dos Campos, dinamizadas pelo Programa Escola Interativa.
Na opinião da gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, Mila Gonçalves, a tecnologia e o conhecimento são importantes instrumentos de transformação. “Mais do que isso: são pontes para o desenvolvimento pessoal e social exatamente como funciona a Escola Digital ao compartilhar informações e qualificar o ensino e a aprendizagem por meio de novas tecnologias”, destaca.
Segundo a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, a Escola Digital pode ser uma grande aliada de professores e alunos porque dá acesso a materiais educativos de qualidade que estimulam a personalização, permitindo que cada estudante encontre a própria forma de aprender. “Essa iniciativa abre uma porta qualificada para a transformação da educação no Brasil, pois os jovens estão cada vez mais conectados e mapeando os seus conteúdos favoritos de forma autônoma. A plataforma facilita esse processo”, salienta.
 

Solenidade de assinatura da parceria para convidados

 

Data do evento: sexta-feira, 24 de junho, às 19h30

Local: auditório do Laboratório de Educação Digital e Interativa (LEDI) – “Professor Eduardo Augusto Fernandes”. Rua Tsunessaburo Makiguti, 157 – Floradas de São José – São José do Campos (SP)

Endereço do site: http://escoladigital.sjc.sp.gov.br

 

Sobre a Escola Digital 
Inteiramente gratuita, a Escola Digital é acessada por redes estaduais, municipais, escolas públicas e privadas de todos as regiões do Brasil, desde 2013. Iniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, é uma plataforma de busca que coloca a tecnologia como aliada do aprendizado e da igualdade de oportunidades na educação.
Beneficia os educadores ao facilitar o acesso de escolas e redes de ensino a materiais educativos capazes de enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Os alunos ganham ao ter acesso à ferramenta porque conseguem aprofundar seus estudos e compartilhar com familiares ou responsáveis o progresso da sua educação.
São mais de doze mil conteúdos pedagógicos digitais, com indicações de vídeos, games, animações, videoaulas, infográficos e mapas categorizados por disciplina, série, tema, tipo de mídia e idioma. O portal oferece também informações sobre o nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, tipo de licença de uso e se possuem versão off-line. Além disso, indica recursos digitais que podem ajudar na criação de novos objetos de aprendizagem; trabalhos com temas transversais; e realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas. O TIC Educa é responsável pela curadoria do conteúdo.
Em 2015, plataforma ganhou novas funcionalidades, como a personalização da identidade visual e dos conteúdos, que cobrem todos os temas curriculares da educação básica. A plataforma mãe www.escoladigital.org.br possibilita ampla customização.
A Escola Digital já está em uso de forma customizada em 20 secretarias de educação estaduais e municipais. Os estados participantes são São Paulo, Paraná, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Espírito Santo, Sergipe, Amazonas, Alagoas e, agora, Paraíba; além dos municípios: Fortaleza (CE), Salvador (BA), Caçapava (SP), Mogi Mirim (SP), Potim (SP), Jacareí (SP), Gramado (RS) e Salto (SP). Em São Paulo, a plataforma ganhou a versão Aventuras Currículo+, voltada para a recuperação da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.
 

Escola Digital, a educação do futuro é o nosso presente.

 

Telefônica Vivo

Assessoria de Imprensa

Tel. (11) 3430-7020

 

Contatos para Imprensa:

Grupo CDI Comunicação e Marketing

Fernando Richter  – fernando.richter@cdicom.com.br – (11) 3817-7959

Olivia Arruda – olivia@cdicom.com.br – (11) 3817-7928

Fabio Rocha  –fabio@cdicom.com.br – (11) 3817-7938

Everton Vasconcelos –  everton@cdicom.com.br – (11) 3817-7947

Escola Digital chega à rede de  ensino de São José dos Campos
Escola Digital chega à rede de ensino de São José dos Campos