Parceria entre a Prefeitura de São Miguel dos Campos, Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, leva plataforma digital de busca de conteúdos educacionais a mais de 11 mil alunos, 500 profissionais da educação e 22 escolas
São Miguel dos Campos, 22 de julho de 2016 – A Escola Digital, plataforma de busca com mais de 11 mil conteúdos pedagógicos digitais, fechou parceria com a Secretaria de Educação do município de São Miguel dos Campos (AL) para o lançamento da “EDUCAÇÃO DIGITAL”, versão customizada da Escola Digital. A plataforma será lançada nesta sexta-feira (22/07), às 14h00, no auditório do Fórum Desembargador Moura Castro. Voltada a gestores, professores, alunos e seus familiares, a ferramenta de conteúdo atende às atuais necessidades deste público no dia a dia, a partir de conteúdos que tornam o ensino mais dinâmico e inovador dentro e fora da sala de aula. O evento contará com as presenças do Prefeito George Clemente e da Secretária de Educação Maria do Amparo Carvalho de Farias.
Desenvolvido para agilizar e tornar mais confiável a busca por conteúdos pedagógicos, o novo ambiente virtual reúne em um só espaço animações, jogos, simuladores, aplicativos, entre outros recursos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente. A plataforma beneficiará mais de 11 mil alunos dos ensinos fundamental e educação infantil, cerca de 500 profissionais da educação (professores, orientadores educacionais e diretores) e 22 escolas municipais.
Criada em 2013 pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, a Escola Digital cobre todas as disciplinas da Educação Básica. A curadoria do projeto, que envolve seleção dos recursos, é responsabilidade da TIC Educa,  empresa especializada em pesquisar e desenvolver soluções para aulas interativas inovadoras baseadas em recursos tecnológicos e de alta qualidade pedagógica. Além disso, alimentam essa base de dados outras Secretarias de Educação que participam da Rede Escola Digital e que produzem ou qualificam objetos de aprendizagem.
Tecnologia como aliada
Além de parceira no aprendizado, a tecnologia funciona como instrumento importante para a igualdade de oportunidades. Nesse contexto, facilita o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos de base tecnológica inovadora para enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas, apoiar alunos que querem aprofundar os estudos e familiares interessados em acompanhar a educação dos filhos.
Segundo a gerente de Projetos do Instituto Natura, Maria Slemenson, a parceria com a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos está alinhada à estratégia de disseminar um recurso fundamental capaz de transformar a educação no Brasil. “A Escola Digital tem o importante papel de possibilitar o acesso a conteúdos multimídia e ampliar as fontes de pesquisa de qualidade. Além disso, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes”, afirma Slemenson.
Para a Secretária de Educação Maria do Amparo de Carvalho, “o desafio é melhorar o que já temos e trazer a escola cada vez mais para o mundo tecnológico, transformando a realidade, mudando a estratégia de ensino com uso de novas tecnologias e valorizando o profissional de educação”.
Na opinião da gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, Mila Gonçalves, a tecnologia e o conhecimento são importantes instrumentos de transformação. “Mais do que isso: são pontes para o desenvolvimento pessoal e social exatamente como funciona a Escola Digital ao compartilhar informações e qualificar o ensino e a aprendizagem por meio de novas tecnologias”, destaca.
Segundo a diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, a Escola Digital pode ser uma grande aliada de professores e alunos porque dá acesso a materiais educativos de qualidade que estimulam a personalização, permitindo que cada estudante encontre a própria forma de aprender. “Essa iniciativa abre uma porta qualificada para a transformação da educação no Brasil, pois os jovens estão cada vez mais conectados e mapeando os seus conteúdos favoritos de forma autônoma. A plataforma facilita esse processo”, salienta.

Solenidade de assinatura da parceria para convidados

Data do evento: sexta-feira, 22 de junho, às 14h:00

Local: Auditório do Forum Desembargador  Moura Castro

Endereço do site: http://educacao.saomigueldoscampos.al.gov.br/

Sobre a Escola Digital
Inteiramente gratuita, a Escola Digital é acessada por redes estaduais, municipais, escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, desde 2013. Iniciativa do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, é uma plataforma de busca que coloca a tecnologia como aliada do aprendizado e da igualdade de oportunidades na educação.
Beneficia os educadores ao facilitar o acesso de escolas e redes de ensino a materiais educativos capazes de enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Os alunos ganham ao ter acesso à ferramenta porque conseguem aprofundar seus estudos e compartilhar com familiares ou responsáveis o progresso da sua educação.
São mais de onze mil conteúdos pedagógicos digitais, com indicações de vídeos, games, animações, videoaulas, infográficos e mapas categorizados por disciplina, série, tema, tipo de mídia e idioma. O portal oferece também informações sobre o nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, tipo de licença de uso e se possuem versão off-line. Além disso, indica recursos digitais que podem ajudar na criação de novos objetos de aprendizagem; trabalhos com temas transversais; e realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas. O TIC Educa  é  responsável pela curadoria do conteúdo.
Em 2015, plataforma ganhou novas funcionalidades, como a personalização da identidade visual e dos conteúdos, que cobrem todos os temas curriculares da educação básica. A plataforma mãe www.escoladigital.org.br possibilita ampla customização.
A Escola Digital já está em uso de forma customizada em 20 secretarias de educação estaduais e municipais. Os estados participantes são São Paulo, Paraná, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Espírito Santo, Sergipe, Amazonas, Alagoas e, agora, Paraíba; além dos municípios: Fortaleza (CE), Salvador (BA), Caçapava (SP), Mogi Mirim (SP), Potim (SP), Jacareí (SP), Gramado (RS) e Salto (SP). Em São Paulo, a plataforma ganhou a versão Aventuras Currículo+, voltada para a recuperação da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.

Escola Digital, a educação do futuro é o nosso presente.

Telefônica Vivo

Tel. (11) 3430-7020