Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conexão de 40 Mbps, tablets e notebooks para alunos e professores, além de capacitação digital, transformam a Escola Municipal Manoel Domingos, em Vitória do Santo Antão Com Small Cells 4G nas escolas e uso de tablets 3G/4G, modelo dá conectividade aos alunos tanto dentro como fora da escola
Vitória de Santo Antão, 16 de março de 2016 – O projeto Escolas Rurais Conectadas começa a transformar a rotina de 140 alunos e sete professores da Escola Municipal Manoel Domingos, em Vitória de Santo Antão, interior pernambucano. Cada aluno terá acesso a um tablet e o conteúdo de todas as disciplinas das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I será trabalhado com o apoio de tecnologia.
A Telefônica Vivo, em colaboração com Qualcomm Incorporated, equipou a unidade de ensino com internet 4G de 40 Mbps, 150 tablets para os alunos e mais de 20 notebooks para uso dos professores e grupos em sala de aula. Além disso, os professores serão capacitados por especialistas do CESAR, Centro de Estudos e Estudos Avançados do Recife, organização que cria produtos, serviços e negócios com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
“A escola passa a ser considerada um laboratório dentro do projeto Escolas Rurais Conectadas. Vamos acompanhar de perto a influência da tecnologia no aprendizado para utilizar como referência e isso certamente nos ajudará na construção de novos modelos educacionais para o século XXI”, afirma Américo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo. Segundo ele, dentre as escolas mapeadas pela Fundação, a Manoel Domingos foi selecionada após o cruzamento de critérios como localização em área rural, rede 4G disponível, número de alunos e disposição para inovar práticas pedagógicas.
“Ser uma das instituições escolhidas para receber toda essa tecnologia e ainda virar um laboratório referência desse projeto é totalmente motivador. Não só a comunidade escolar, mas todos os moradores do Sítio Oiteiro são impactados positivamente com essa iniciativa. É algo que mexe até com a autoestima das pessoas, pois elas se sentem incluídas nesse mundo digital. Tudo isso que estamos vivenciando é muito positivo”, comemora Célia Gertrudes, diretora da Escola Municipal Manoel Domingos.
Tecnologia simplificando a conectividade para escolas
“Acreditamos que todos os alunos do Brasil devem ter direito à conexão e ao conteúdo educacional na internet, a qualquer hora e onde estiverem. Com esta iniciativa, demonstramos um modelo de conectividade que inspira governos a executar projetos de tecnologia que disponibilizam internet de qualidade para alunos de dezenas de milhares de escolas por todo o Brasil e que ajudam o país a alcançar os seus objetivos na área de educação”, afirma Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina.
A escola de Vitória do Santo Antão experimenta uma arquitetura tecnológica inovadora que permite a alunos e professores o acesso a conteúdo e interatividade em todo o ambiente escolar, e fora da escola onde há cobertura de redes celulares. A solução envolve o oferecimento da conectividade 4G dentro da escola, com capacidade dimensionada para o número de alunos e professores. A instalação, operação e manutenção da infraestrutura de conectividade fica a cargo da operadora celular – no modelo tradicional baseado no WiFi, a escola assume muitas destas atribuições. O design da solução de cobertura foi elaborado pela Qualcomm.
Na Escola Municipal Manoel Domingos, a proposta é utilizar a tecnologia digital para favorecer a gestão da sala de aula, além de transformar as práticas e relações entre professor e aluno, trabalhando para o desenvolvimento de competências do século XXI além das competências básicas.
Desde 2012, a Telefônica Vivo tem levado conexão às escolas do campo e, hoje, aproximadamente 14 mil instituições de ensino estão conectadas, das quais 2.272 no estado de Pernambuco. A escola de Vitória de Santo Antão é o segundo laboratório implementado pela Fundação Telefônica Vivo no país. O primeiro foi em Viamão (RS), onde a escola recebeu conexão de fibra ótica de alta velocidade.
Mais do que acesso à tecnologia, o objetivo do projeto Escola Rurais Conectadas é impulsionar processos educacionais diferenciados. É por meio de iniciativas como essa, especialmente em laboratórios, que a Fundação aprimora a ferramenta de formação online, gratuita, para educadores de todo o país. A plataforma digital www.escolasconectadas.org.br já foi acessada por mais de 15 mil professores desde 2013, beneficiando diretamente a milhares de alunos em todos os estados do país.
Em fevereiro, a Fundação Telefônica Vivo ficou entre os 5 finalistas, numa concorrência de quase mil projetos inscritos, no Global Mobile Awards, um dos mais importantes eventos do setor de Telecom, na categoria “Desenvolvimento Social e Econômico com a Melhor Inovação para Mercados Emergentes”, com o Projeto Escolas Rurais Conectadas.
Sobre a Fundação Telefônica Vivo
Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A Fundação Telefônica Vivo acredita que conectando pessoas e instituições é possível transformar o futuro, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Utiliza tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Suas principais áreas de atuação são: Combate ao Trabalho Infantil, Educação e Aprendizagem, Inovação Social e Voluntariado. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 16 países.
Telefônica Vivo
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3430-7020
Contatos para Imprensa:
Grupo CDI Comunicação e Marketing
Fernando Richter  – fernando.richter@cdicom.com.br – (11) 3817-7959
Fabio Rocha  –fabio@cdicom.com.br – (11) 3817-7938
Everton Vasconcelos –  everton@cdicom.com.br – (11) 3817-7947
Sobre a Qualcomm
A Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM) é líder mundial em tecnologias sem fio avançadas 3G e 4G. A Qualcomm Incorporated inclui a QTL, a divisão de licenciamento da Qualcomm e a grande maioria de seu portfólio de patentes. A Qualcomm Technologies, Inc., subsidiária integral da Qualcomm Incorporated, amplamente opera, em conjunto com suas subsidiárias, todas as funções de engenharia, pesquisa e desenvolvimento da Qualcomm, e amplamente todas as suas divisões de produtos e serviços, incluindo a QCT, sua empresa de semicondutores. Há mais de 25 anos, as ideias e invenções da Qualcomm têm sido responsáveis pela evolução das comunicações digitais, aproximando pessoas, de todos os lugares, das informações e entretenimento, e umas das outras. Para mais informações, visite o site da Qualcomm, o blog OnQ e as páginas do Twitter e do Facebook.
Contatos para Imprensa:
Inpress Porter Novelli
Elaine Cotta –  elaine.cotta@impresspni.com.br – (11) 3323-3754
Ana Maria Wartker – ana.wartker@impresspni.com.br – (11) 3330-3816
Vanessa Leão – vanessa.leao@inpresspni.com.br – (11)3323-1623

Fundação Telefônica Vivo e Qualcomm entregam conectividade para alunos da primeira escola rural 100% digital do Nordeste
Fundação Telefônica Vivo e Qualcomm entregam conectividade para alunos da primeira escola rural 100% digital do Nordeste