Cerca de 5,5 mil colaboradores da empresa participarão da 10ª edição do Dia dos Voluntários Telefônica, que acontece dia 9 de outubro
Em Salvador, Abrigo Dom Pedro II receberá 200 voluntários da empresa
Pelo décimo ano consecutivo, a Fundação Telefônica Vivo organiza o Dia dos Voluntários, iniciativa de cidadania que neste ano contará com a participação de 5,5 mil colaboradores em todo o Brasil – um recorde de adesão. Na Bahia, 200 voluntários estão a postos. Na sexta-feira, dia 9, mais de 25 mil pessoas atendidas por 47 organizações sociais serão beneficiadas por atividades que incluem reformas e revitalização de ambientes, jardinagem, recreação, cuidados com animais e plantio de mudas, entre outras.
Além de comemorar 10 anos do programa, esta edição do Dia dos Voluntários será marcada pela integração entreTelefônica Vivo e GVT, resultando na ampliação da iniciativa, que já se configura como uma das maiores ações de voluntariado empresarial do país. No total, 40 municípios de todas as regiões brasileiras serão envolvidos.
Em Salvador, os 200 voluntários farão um trabalho de melhoria das instalações do Abrigo Dom Pedro II, onde vivem cerca de 80 idosos. A instituição funciona há 128 anos na cidade baixa e foi fundada no reinado de Dom Pedro II, imperador que também é o responsável por trazer a telefonia para o Brasil. “Neste momento em que comemoramos através da solidariedade a integração entre Telefônica Vivo e GVT, nos consolidando como a maior operadora do Brasil, é simbólico estar em um espaço aberto por um visionário inovador, um dos primeiros homens a falar em um telefone no mundo”, destaca o embaixador do programa de voluntariado na Bahia, Jober Bertani.
Voluntariado digital
Além das atividades presenciais, os colaboradores poderão participar de ações de voluntariado digital, por meio do Game do Bem, uma plataforma on-line, disponível para computadores e também no formato de aplicativo para celular, tanto para Android quanto IOS, que viabiliza o exercício da cidadania, aumentando o impacto social e beneficiando milhares de pessoas. O jogo é composto por missões que visam o apoio e engajamento em causas sociais. Além disso, uma das atividades que poderá ser desenvolvida por voluntários no próprio local de trabalho será o cadastramento de Nota Fiscal Paulista para instituições parceiras da Fundação.
“Atividades voluntárias são benéficas tanto para quem participa, quanto para a empresa e para aqueles que recebem o benefício”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação Social e Voluntariado da Fundação Telefônica. Segundo ele, exercer a cidadania une os colaboradores, desenvolve habilidades e torna o ambiente de trabalho mais produtivo. “Mais de 90% dos funcionários aprovam a iniciativa”, completa.
O Dia dos Voluntários é a principal iniciativa do programa de voluntariado do Grupo Telefônica e é uma ação global, que neste ano envolverá cerca de 28 mil colaboradores em 32 países. No Brasil, a gestão do programa tem uma governança exercida por meio de comitês regionais, responsáveis por realizar visitas às instituições que serão beneficiadas e analisar o que pode ser melhorado, estreitando o vínculo com a comunidade ao longo de todo o ano. Os membros dos comitês recebem capacitação periódica para aprimorar habilidades e desenvolver competências que contribuem com sua atuação social.

Fonte: www.portonewsnet.com.br

Fundação Telefônica Vivo promove, num único dia, ações cidadãs em 47 organizações sociais