A parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Telefônica Vivo será reforçada com a expansão do projeto Aula Digital, que passa a atender 210 unidades de ensino da rede pública municipal de Manaus em 2018. Nesta quinta-feira, 22/3, em evento na Escola Municipal Eliana Lucia Pacheco, localizada no Bairro Santo Agostinho, zona Oeste, foi anunciada a ampliação do projeto para mais 70 escolas, além da entrega dos kits tecnológicos para 140 unidades que já fazem parte do projeto, beneficiando mais de 30 mil alunos.

O Projeto Aula Digital é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Semed, que visa facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças em risco de vulnerabilidade social, baseado em quatro pilares: Inspirar (Formação continuada de professores); Experimentar (Formação em serviço de educadores); Personalizar (Equipamentos, Plataforma e Conteúdos Digitais) e Ir Além (Fortalecimento do Ecossistema de Inovação).

Manaus foi o primeiro município do país a receber o projeto, há um ano. Neste período, 775 educadores da rede passaram por formação continuada, com acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais, cujo objetivo foi propiciar um terreno fértil para o desenvolvimento de planos de ação para inovação das práticas pedagógicas.

Com a ampliação, serão formados mais 2.100 educadores e beneficiados o total de 58 mil alunos das zonas Urbanas e Rurais da cidade. Na sexta-feira, 23/3, a entrega será feita na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, localizada no Paraná da Eva, no Rio Amazonas, zona Rural Ribeirinha.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, acredita que o uso da tecnologia, atualmente, é fundamental para o desenvolvimento pleno dos estudantes. “É necessário pensar na escola como um todo e que nós, enquanto educadores podemos fazer pelos nossos alunos, independente da faixa etária em que ele se encontra, dentro da era tecnológica que vivemos. E trazer isso para dentro da sala de aula”.

Durante os dois dias de entrega dos equipamentos, serão realizadas, ainda, apresentação musical e oficinas culturais e educativas incluindo uma com o uso dos conteúdos pedagógicos e equipamentos do projeto Aula Digital para apresentar aos estudantes.

As 140 escolas participantes receberão a maleta Aula Digital, composta por notebook, projetor com tela de projeção, roteador e tablets. Os equipamentos vão possibilitar que crianças e adolescentes possam desenvolver as competências do aluno do Século XXI por meio das tecnologias.

O diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, Américo Mattar, ressaltou que foram realizadas mais de 850 horas de visitas às escolas para a obtenção de um diagnóstico sobre inovação educativa e desenvolvimento dos planos de ação com os professores. “O projeto está trazendo uma nova dinâmica para as salas de aula das escolas participantes do programa e, sem dúvida, isso é resultado de um trabalho conjunto com a secretaria de educação. Agora, com a chegada dos kits tecnológicos, os educadores poderão personalizar ainda mais o aprendizado e incrementar as oportunidades de inovação educacional”.

Mais informações:
Fundação Telefônica Vivo