Marines A. Moreira

Aluna dos cursos da plataforma Escolas Conectadas, Marines usa os aprendizados adquiridos para melhorar a gestão escolar

Informação compartilhada transforma sonhos em realidade

Marines_736x341

Nome: Marines Aparecida Moreira | Escola: EMEB Neusa Gomes Pereira | Projeto: Escolas Conectadas

Superação está no DNA de Marines Moreira, coordenadora pedagógica da EMEB Neusa Gomes Pereira, em Poá, na Grande São Paulo. Quando criança, sem recursos para comprar o material pedagógico exigido em sala de aula, copiava manualmente o conteúdo dos livros escolares. “Eu sonhava em ser professora, mas meu pai não tinha dinheiro nem para comprar livros”, lembra. “Até hoje tenho calos nos dedos de fazer essas cópias”.

Determinação também a define. Sua infância simples não foi uma barreira para que ela estivesse sempre entre as primeiras alunas da classe e, anos depois, conseguisse se formar em Pedagogia e conquistar diversos títulos de especialização. Mas demorou para que Marines concretizasse o sonho de pisar em uma sala de aula como professora. Após terminar o magistério, algumas necessidades a fizeram seguir por outros caminhos.

Anos depois, decidida a alcançar este objetivo, foi aprovada em um concurso e entrou de vez no universo da educação. “É um dom a gente gostar do que faz”, afirma. E Marines gosta mesmo é de estudar. Quando começou a ser remunerada, investiu em formação. Depois do curso de Pedagogia, fez pós-graduação em Psicopedagogia, se especializou em diversos temas como Educação Infantil, Educação Especial e Gestão Escolar.

Formação online

Com tanto conhecimento adquirido, a educadora foi convidada a dirigir uma escola. E desde 2006 intercala cargos de coordenação pedagógica e diretoria. Neste caminho, Marines conheceu a plataforma Escolas Conectadas, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo para apoiar a formação a distância de educadores.
“Fiquei encantada com o que vi porque os cursos não são tão longos, mas são bem aprofundados e abrangentes”, conta.

Desde 2016, ela já realizou mais de 20 cursos gratuitos, e todo este conteúdo é aproveitado no dia-a-dia como gestora. “Foi um suporte maravilhoso no meu trabalho como coordenadora pedagógica, porque ali tenho a possibilidade de suprir carências e dificuldades que encontramos em sala de aula”, reforça. “Quando me deparo com alguma dificuldade na escola, tenho a opção de me aprofundar nos cursos para poder ajudar o professor em sala de aula”.

Escolas Conectadas: o que há de mais inovador na educação
Na plataforma Escolas Conectadas são oferecidos cursos gratuitos com conteúdos e metodologias inovadoras, além de cultura digital, práticas pedagógicas diferenciadas e o uso da tecnologia nas atividades em sala de aula.

E Marines não para. Os próximos cursos da plataforma Escolas Conectadas que deseja fazer são com foco na área de educação especial.  “Eles têm sido instrumento de muita importância no âmbito da prática da sala de aula”, diz.

Assista e conheça mais sobre a história da educadora Marines Moreira

Conheça outras histórias

Inventores do campo

Nome: Leonardo Silveira Sanhudo | Escola: EMEF Zeferino Lopes de Castro | Projeto: Inova Escola O gaúcho Leonardo Silveira Sanhudo é ex-aluno da EMEF Zeferino Lopes de Castro, escola localizada […]