Um aplicativo desenvolvido por jovens de Santa Cruz Cabrália pode transformar o meio em que vivem. Saiba mais sobre esse produto!

Jovens de Santa Cruz Cabrália criam aplicativo que pode transformar o meio em que vivem

Turistas que visitam Santa Cruz Cabrália terão em breve, à sua disposição, informações sobre a cidade na palma da mão. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pelos jovens atendidos pela Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedorismo (PDE) da cidade, localizada no Estado da Bahia, e que hospedou, durante a Copa do Mundo, a seleção alemã, campeã do mundial.
O produto foi viabilizado graças a uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Centro de Inovação da Telefônica Vivo, para que seus programadores dessem aulas, voluntariamente, para os jovens que participam da PDE em Santa Cruz Cabrália. Foram quatro semanas de formação com encontros à distância pelo Google Hangout e duas formações presenciais para 10 jovens da região.
Deste grupo, cinco jovens trabalharam diretamente no aplicativo, sendo esta a primeira vez em que “programaram de verdade” escrevendo os códigos.
O resultado destas aulas tem nome: Hayô, que significa Sol, em Patiohã, a língua dos Pataxós – tribo indígena da região. Hayô é um aplicativo voltado para o turismo, uma das grandes vocações econômicas de Santa Cruz Cabrália. Com ele, o turista obtém informações gerais sobre a cidade, sua história, pontos turísticos, hospedagem, transporte, restaurantes e serviços de utilidades públicas, que será lançado, oficialmente, durante o Campus Party Recife, que acontece de 23 a 26 de julho.
Segundo David, colaborador do Centro de Inovação, participar do projeto em um lugar que possui diferente cultura e situação econômica foi uma experiência gratificante, principalmente pela oportunidade de poder transformar a realidade de jovens com a aplicação de tecnologias e desenvolvimento de softwares. “Estou muito feliz em ver os meninos trabalhando, criando seus aplicativos e o principal: entendendo a importância de sempre estudar e compartilhar o conhecimento”, afirma.
A PDE é uma metodologia da Fundação Telefônica Vivo que contribui no desenvolvimento de jovens para que criem soluções inovadoras como esta, que podem transformar o local onde vivem, resolvendo problemáticas locais. Assim como o aplicativo colocou Santa Cruz Cabrália não palma das mãos dos turistas, está em suas mãos divulgar esta iniciativa de empreendedorismo para promover o desenvolvimento de jovens na construção de projetos de vida.