A Fundação Telefônica em parceria com a Rede Jovem lançou o projeto Wikimapa no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Conheça a iniciativa!

Fundação Telefônica e Rede Jovem lançam o Wikimapa no Rio de Janeiro

Fundação Telefônica em parceria com a Rede Jovem lançou no último dia 10 de agosto o projeto Wikimapa no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. O evento de inauguração foi no Cinecarioca, dentro do Complexo do Alemão.

Wikimapa é um programa que consiste em identificar áreas de baixa renda que não foram mapeadas anteriormente pelos buscadores comuns. O rastreamento é feito por jovens moradores da própria comunidade que, munidos de um celular, são responsáveis por tirar fotos das regiões além de levantar informações sobre os seus pontos de interesse: escolas, Igrejas, bares, etc. O seguinte passo é a publicação desses dados na página web do programa: www.wikimapa.org.br.

A iniciativa, idealizada pela Rede Jovem, programa social da organização não-governamental Solidaritas, do Rio de Janeiro, foi desenvolvida em 2009, ainda em formato piloto. Agora, o projeto se expande com o apoio da Fundação Telefônica e da Vivo. “Além de inserir as comunidades em mapas virtuais, a idéia é estimular a produção de conteúdo pelos próprios moradores, transformando-os em protagonistas de mudança social”, afirma umas das coordenadoras do Programa, Patricia Azevedo.

O lançamento no Complexo do Alemão marca o início dessa nova fase do projeto que também será levado a outras quatro comunidades: Complexo da Maré, Cidade de Deus, Santa Marta e Pavão-Pavãozinho. Atualmente o projeto conta com 16 participantes que recebem uma bolsa para serem “Wiki-Repórteres”.

Segundo Françoise Trapenard, diretora-presidente da Fundação Telefônica, o projeto ajudará a levar para os governos municipal e estadual informações que indiquem áreas com carências de atendimento, bem como de equipamentos públicos. “Também vai contribuir para que a empresa identifique pontos em que é possível oferecer ou melhorar os serviços, sem falar na inteligência social que a ferramenta proporciona”

Mapeando minha área: Fundação Telefônica e Rede Jovem lançam o Wikimapa no Rio de Janeiro