#NovoEnsinoMédio
Letramento em dados e alfabetização algorítmica: como olhar a tecnologia à luz da educação
O estudo Human Coders: reprogramando futuros, da 42 São Paulo, apresenta reflexões para a educação do futuro e aponta a necessidade de unir conhecimento sobre tecnologia e habilidades socioemocionais na formação de cidadãos para o amanhã.
Embarque Digital integra estudantes a um dos maiores polos de tecnologia do Brasil
Em Recife, estudantes de escolas públicas que concluíram o ensino médio nos últimos cinco anos podem participar de seleção para formação em tecnologia e imersão em empresas do setor; Serão 550 vagas em 2023.
Programação e ciência de dados também é coisa de menina
As mulheres são hoje a maioria dos formandos em cursos de graduação no Brasil. No entanto, representam apenas 15% dos que concluem um curso de ciência da computação e tecnologia informacional.
Profissões do futuro: ciência de dados e pensamento computacional são conhecimentos essenciais
Conheça 12 profissões que podem se destacar nos próximos anos da era digital. Todas elas exigem habilidades como pensamento computacional e capacidade de analisar dados.
Na escola do futuro, a sala de informática agora é a escola toda
O avanço na digitalização das escolas públicas tem modificado a maneira como professores e gestores entendem a concepção do laboratório de informática e da sala de aula.
Saeb: queda nas notas de matemática mostra regressão na aprendizagem
Resultados de 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revelam que o aprendizado de matemática no 5º ano do ensino fundamental regrediu ao estágio de 2013.
Mundo digital: 15 palavras para o professor entender como a digitalização funciona
A cultura digital atualmente atravessa muitos campos da vida de quase todas as pessoas. Por isso, é importante para o professor entender palavras e expressões muito comuns entre aqueles que trabalham direta ou indiretamente com tecnologias digitais.
Sílvio Meira: Pensamento computacional deve fazer parte do currículo da mesma forma que a matemática
Professor critica o modelo de aula que não valoriza a reflexão e a construção coletiva de conhecimento, defende a inclusão de lógica de programação desde a educação básica e fala da importância da cultura dos games.