ESTUDO ANALISA O IMPACTO DA PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO, EMPREGABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO.
BAIXE AQUI

#TecnologiaDigital

28/09/2022 Noticia

Sílvio Meira: Pensamento computacional deve fazer parte do currículo da mesma forma que a matemática

Professor critica o modelo de aula que não valoriza a reflexão e a construção coletiva de conhecimento, defende a inclusão de lógica de programação desde a educação básica e fala da importância da cultura dos games.

21/09/2022 Noticia

Dia da Árvore: com metodologia STEAM, estudantes desenvolvem prática inovadora que apoia a produção de castanha de caju

Professora estimula estudantes do ensino médio da cidade de Ocara (CE) a entender a economia local e desenvolver inovação a partir de conhecimentos de física e matemática aprendidos em sala de aula.

13/09/2022 Noticia

Dia do Programador: dicas para trabalhar programação sem códigos na escola

Na sociedade de informação, cada dia é mais importante aprender sobre ciência de computação, linguagens de programação e algoritmos. Algumas plataformas, como App Inventor e Scratch, podem tornar mais fácil trabalhar esses temas na escola

09/09/2022 Noticia

Imigrantes digitais: conheça os perfis de usuários de tecnologias e entenda como eles são importantes para pensar a educação

Nativos digitais, naturalizados digitais, colonizadores digitais, refugiados digitais, imigrantes digitais. A maioria dos alunos do ensino médio se encontra no primeiro grupo, dos que nasceram na era da informação. A maioria dos professores está nos outros três, dos que tentam se adaptar às tecnologias. Entender o que significa cada um e como estabelecer uma melhor relação entre eles pode ajudar no planejamento da educação e no trabalho dos educadores.

07/09/2022 Noticia

Saiba a diferença entre linguagem e lógica de programação e como elas já estão presentes na vida do professor

Lógica de programação está na base do letramento digital, mas pode ser utilizada para entender vários momentos do dia a dia da vida de professores e estudantes.

29/08/2022 Noticia

Entenda como simuladores virtuais trazem inovação para as aulas de ciências e despertam o interesse dos alunos

Simuladores virtuais ajudam os alunos a entenderem a aplicação prática de conceitos matemáticos e fenômenos da química, da física e da biologia.

25/08/2022 Noticia

Pesquisa TIC Kids aponta desigualdades na inclusão digital de crianças e adolescentes no Brasil

Levantamento realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) mostra que apenas 16% das crianças e adolescentes das classes D e E são de fato incluídas digitais.

19/08/2022 Noticia

Arduino: entenda a importância dessa ferramenta para as metodologias ativas

Plataforma queridinha dos professores de robótica educacional pode ser usada para trabalhar gamificação, aprendizagem baseada em projetos, entre outras metodologias “mão na massa”.