Confira lista de apps e plataformas digitais que podem auxiliar tanto os educadores quanto os estudantes no processo de ensino e aprendizagem
Em uma sociedade cada vez mais conectada, recomendar o uso de ferramentas e plataformas para as mais diversas funcionalidades já faz parte da nossa rotina. Aplicativos para aulas on-line, como o Google Sala de Aula, e para a integração das práticas de aprendizagem no ambiente escolar físico e no virtual, como o Canva, ajudam nesse momento. Uma vez inseridos nesse contexto, por que não utilizá-los também para estender o alcance da aprendizagem?
“Muitas pessoas, no Brasil, ainda desconhecem ou têm medo de usar esses mecanismos”, afirma a educadora Maidi Terezinha Dalri, que atua com formação de docentes na área de comunicação e tecnologia. “Existem muitos recursos. A questão é a gente conseguir direcioná-los e preparar as pessoas para usarem”, afirma.
Pensando nisso, listamos 9 aplicativos que atendem à realidade brasileira e que podem auxiliar na interação entre educadores e estudantes em aula, promovendo inovação, criatividade e colaboração na educação.
A seleção foi feita com o auxílio da professora Maidi e dos especialistas e educadores que participaram do bate-papo “Competências Digitais e Inovação na Educação”, realizado pela Fundação Telefônica Vivo.
Confira:
1. Plickers
O Plickers é um aplicativo que incentiva a interação entre educadores e estudantes a partir da criação de quizzes digitais em tempo real. A ferramenta permite uma avaliação através da plataforma, sem demandar o download do aplicativo pelos alunos. Basta que o professor tenha o app baixado e imprima cartões de realidade aumentada que são entregues em sala de aula.
Cada estudante receberá o seu próprio cartão, e terá de manejá-lo de acordo com a resposta que escolher. O app tem um mecanismo de scanner ativado pela câmera do celular, que decodifica as respostas dos cards. É uma alternativa que permite a criação de atividades avaliativas mais dinâmicas.
2. Canva
O Canva é uma plataforma on-line, do tipo arrastar e soltar, que fornece diversos modelos prontos de design para a área da educação, entre outras finalidades. Dentre suas principais funcionalidades, destacam-se a criação de cartazes, projetos em grupo, fluxogramas, mapas mentais, quadros brancos, vídeos etc.
A plataforma é uma excelente ferramenta para o ensino e aprendizagem, pois permite a integração da sala de aula física com o ambiente virtual. Com ela, professores e estudantes podem realizar colaborações em tempo real, inserir comentários, editar elementos gráficos, fazer correções e compartilhar arquivos de uma forma fluída e dinâmica.
Além disso, o uso do Canva no dia a dia escolar possibilita o desenvolvimento de habilidades como maior engajamento e colaboração em equipe, planejamento de atividades, criatividade, desenvolvimento de ideias, comunicação visual, criação de conteúdos, entre outras.
3. G Suite for Education
O próprio Google oferece uma linha de aplicativos especialmente voltada para a educação, que podem até ser usados em aula. Conhecida como G-Suite for Education, essas ferramentas já vêm disponíveis gratuitamente tanto para o sistema Android quanto para iOS e podem ajudar a transformar a dinâmica da turma.
Há uma gama de recursos a serem explorados, como por exemplo o Google Classroom – Google Sala de Aula, plataforma unificada entre professores e estudantes que permite a gestão em sala de aula online, o Google Forms, criação de formulários que permite respostas e sugestões anônimas, entre outras.
4. Flipgrid
O Flipgrid funciona como uma rede social de vídeos. A ferramenta da Microsoft permite a criação de tópicos de discussão com a criação de vídeos curtos para serem compartilhados entre estudantes e professores. É considerada interessante para trabalhar o poder de síntese e de argumentação dos alunos.
Com ela, o educador tem a facilidade de publicar vídeos sobre temas relacionados à aula, orientar os alunos, solicitar que os estudantes produzam seus próprios vídeos, incentivando o debate para além da sala de aula.
5. Arts&Culture
Você provavelmente já ouviu falar do Arts&Culture, mais um destaque do Google, que ficou conhecido pela ferramenta que compara o seu rosto com uma obra de arte famosa. Para além dos memes, o aplicativo, criado em 2016, tem como finalidade permitir visitas virtuais a todos os museus e acervos do mundo.
Aliás, a atualização da selfie veio só 2 anos depois de sua criação, que tinha como objetivo principal servir como material para qualquer pessoa interessada em saber mais sobre a cultura da humanidade. Ele está disponível para sistema Android e iOS gratuitamente.
6. Kahoot!
Quizzes e games são ótimas estratégias para captar a atenção dos jovens. Por isso, entrar na plataforma e usar o aplicativo Kahoot tornou-se uma das estratégias de aprendizado mais eficazes utilizadas em sala de aula. O uso do aplicativo é gratuito, basta inserir o “game pin” de registro, passado pelo educador.
Como se fossem apresentadores de um programa de TV, os professores lançam perguntas e os estudantes, que podem ser divididos em grupos, têm 30 segundos para responder corretamente. Pontos são distribuídos de acordo com a velocidade do clique e, ao final do jogo, é possível ver o desempenho dos grupos em um ranking.
7. LightBot
A programação tem ganhado espaço dentro do currículo escolar, e já é considerada uma competência importante para a nova geração. O LightBot, aplicativo disponível gratuitamente para Android e iOS, oferece a oportunidade de aprender a codificar através de jogos e puzzles.
O objetivo é desenvolver habilidades de lógica, sequenciação e condicionais, mas sem introduzi-las como conceito, apenas contando com os aspectos lúdicos dos games.
8. Padlet
O Padlet é uma ferramenta muito útil para a elaboração de murais virtuais para a distribuição de conteúdo de diversos formatos e tipos para os estudantes. Além de ser simples de utilizar, é possível também usá-lo de forma colaborativa, permitindo que os estudantes realizem postagens para compartilhar produções digitais.
Os quadros do Padlet podem ser criados e compartilhados pelos educadores com o Google Classroom, geralmente usado para armazenar e distribuir atividades aos alunos.
O aplicativo pode ser utilizado em computadores, no Kindle e em celulares Android e iPhone (iOS) nas versões gratuita e premium.
9. SDG
O SDG apresenta formato e objetivo diferente dos demais aplicativos citados nessa lista. Ele reúne todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fixados pela ONU, explica as metas para cada um e sugere locais de ação, de acordo com a sua localização geográfica, para ajudar a colocá-las em prática.
Apesar de o SDG não ser um aplicativo que efetivamente promova a interação em sala de aula, ele pode ser aproveitado para uma série de atividades e ações em conjunto na escola, envolvendo os estudantes com temas de responsabilidade social e ambiental.