Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Cena de “Ausência”. Crédito: Mujica/Divulgação Imovision 

Ana Luísa Vieira*, do Promenino, com Cidade Escola Aprendiz

*Matéria atualizada em 22/11/2015

A despeito dos programas voltados à sua erradicação, o trabalho infantil ainda afeta 168 milhões de crianças no mundo. Desse total, 85 milhões estão em atividades classificadas como as piores formas, segundo pesquisa divulgada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entre as nações signatárias da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1989 e elaborada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 26% se negam a proteger as crianças de trabalhos de alto risco, como os serviços em mineradoras e fábricas. No Brasil, de acordo com o IBGE, 486 mil crianças entre 5 e 13 anos seguem em situação de vulnerabilidade.

Para refletir sobre esse grave problema, o Promenino pediu ao jornalista e crítico de cinema Sérgio Rizzo, apresentador do Canal Arte 1 e doutor em meios e processos audiovisuais, que selecionasse 10 filmes a respeito do trabalho infantil. Confira a lista e os comentários do professor.

Ausência (2014), de Chico Teixeira
“Em São Paulo, um menino que trabalha em uma barraca de feira vive ritos de passagem.” O filme estreia em 26/11/2015

10 Centavos (2007), de Cesar Fernando de Oliveira
“Curta-metragem disponível no Porta Curtas, sobre o cotidiano de um menino que trabalha como guardador de carros no centro histórico de Salvador.”

Carreto (2009), de Cláudio Marques e Marília Hughes
“Curta-metragem também disponível no Porta Curtas, sobre a amizade entre um menino que trabalha como carreto, usando um carrinho de pedreiro, e uma menina.”

Crianças Invisíveis (2005), de vários diretores
“Longa-metragem em episódios sobre a infância em diversos países. O episódio brasileiro, ‘Bilu e João’, dirigido por Kátia Lund, trata de duas crianças que se inserem no mundo do trabalho em São Paulo.”

Daens – Um Grito de Justiça (1992), de Stijn Coninx
“No final do século 19, um padre católico decide enfrentar os proprietários de uma fábrica na qual trabalham crianças e adultos em condições desumanas.” A íntegra do filme está disponível em duas partes: 1 e 2, com legendas em português.

Extra! Extra! (1992), de Kenny Ortega
“Versão para cinema de musical da Broadway sobre a greve, em 1899, dos meninos que entregavam jornais em Nova York.” Trailer sem legendas.

Gomorra (2008), de Matteo Garrone
“Baseado em livro-reportagem de Roberto Saviano, reconstitui a presença do crime organizado no sul da Itália e o aliciamento de crianças e jovens.”

Infâncias Roubadas (2005), de Len Morris e Robin Romano
“Documentário que faz um mapeamento do trabalho infantil no mundo, que correspondia, naquele momento, a cerca de 246 milhões de crianças presentes na escala inferior da economia global.” Trailer sem legendas.

Nascidos nos Bordéis (2005), de Zana Briski e Ross Kauffman
“Documentário realizado por cineastas que viveram na região de prostituição de Calcutá e estabeleceram laços com as crianças que nasceram ali.”

Tartarugas Podem Voar (2004), de Bahman Ghobadi
“Logo depois da invasão do Iraque por tropas dos EUA e aliados, um menino curdo que vive em um campo de refugiados na fronteira com a Turquia lidera um grupo de crianças que recupera e negocia minas não-detonadas.” Confira, abaixo, o filme completo. 

 

10 filmes para refletir sobre o trabalho infantil
10 filmes para refletir sobre o trabalho infantil