Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Aproveite o tempo livre para assistir seriados e filmes sobre empreendedorismo que farão você refletir ou ainda te incentivar a voar longe nos negócios

Iniciar uma jornada empreendedora requer uma série de desafios. E muita gente na hora de tirar a ideia do papel esbarra na dificuldade de dar o primeiro passo. Acalme-se! Isso é muito normal. Além de começar um negócio, aprimorar ou desenvolver uma iniciativa também exige dedicação, resiliência e muita mão na massa. Que tal aproveitar momentos livres para curtir alguns conteúdos inspiradores? Separamos uma lista de série e filmes sobre o empreendedorismo imperdíveis. Confira!

Coco Antes de Chanel

A imagem mostra uma cena do filme Coco Antes de Chanel

O filme conta a história de Coco Chanel, uma famosa estilista que revolucionou o mundo da moda ao ousar se vestir com roupas masculinas quando todas as mulheres usavam espartilhos e outros adereços. O longa mostra o espírito inovador de Coco e como ela venceu diversos obstáculos para conquistar seus objetivos, o que tornou a Chanel umas das mais valiosas marcas do mundo.

O que você pode aprender: como reinventar seu produto ou negócio e quais inovações são necessárias no atendimento ao cliente.

Onde assistir: Netflix

O menino que descobriu o vento

A imagem mostra uma cena do filme o Menino que descobriu o vento

O filme conta a história de Kamkwamba, um jovem que vive no Malawi, na África, e enfrenta dificuldades de sobrevivência ao lado de sua família. Para superar uma violenta seca pós inundação que submetia os moradores da região à fome e miséria sem ajuda do governo, o jovem busca conhecimento por meio de livros de ciência e cria um moinho de cinco metros de altura usando uma bicicleta quebrada, uma pá de ventilador de trator, um velho amortecedor e árvores, e transforma a realidade da sua comunidade.

O que você pode aprender: que o conhecimento e a persistências podem alavancar a sua ideia em meio a dificuldades e transformar realidades.

Onde assistir: Netflix

Steve Jobs – O Homem e a Máquina

A imagem mostra uma cena do documentário Steve Jobs – O Homem e a Máquina

Um dos nomes mais conhecidos do mundo, Steve Jobs é fonte de inspiração para muita gente. Nesse documentário, é possível conhecer diferentes faces do criador da Apple e saber como ele construiu essa empresa referência no ramo da tecnologia. Outro ponto que chama atenção é a dedicação extrema de Jobs com tudo que se propunha a fazer pelo seu negócio.

O que você pode aprender: como a tomada de decisão é importante na hora de empreender e a dedicação para o trabalho como forma de alcançar objetivos.

Onde assistir: Netflix

Silicon Valley

A imagem mostra uma cena da série Silicon Valley

A série americana narra a história de seis profissionais desenvolvedores de programas de computador que buscam construir uma carreira de sucesso no Vale do Silício, na Califórnia, o maior polo de empreendedorismo e startups do mundo. No enredo, os jovens trabalham na empresa Hooli e vivem sob o olhar de um milionário que os deixa morarem em sua casa em troca de uma porcentagem de todos os projetos criados por eles.

O que você vai aprender: como nasce uma startup, quais caminhos traçar e como buscar investidores para que o seu projeto tenha sustentação para crescer rápido.

Onde assistir: HBO

Chef’s Table

A imagem mostra uma cena da série Chef’s Table

Cada um dos episódios é focado em um grande chef e mostra tudo o que se passa nos bastidores da cozinha do seu restaurante. Os aprendizados são facilmente visíveis para qualquer tipo de negócio. A série é dividida em forma de documentário e teve três indicações ao Emmy Ewards de 2016.

O que você vai aprender: A importância de inovar sempre. Além de incentivar a confiança em você e no seu negócio, a série mostra que não é bom se abalar com o que os outros dizem.

Onde assistir: Netflix

Walt antes do Mickey

A imagem mostra uma cena do filme Walt antes do Mickey

Conta a história de vida de Walt Disney desde criança, os seus sonhos e desafios até ter a grande ideia que mudou a sua vida: criar o ratinho chamado Mickey Mouse. Ele precisou de muita criatividade, força de vontade e ajuda dos amigos e da família para chegar lá. Além disso, precisou aprender a ser um empreendedor.

O que você pode aprender: se sentir motivado a seguir atrás dos seus sonhos e a enfrentar diversos obstáculos no meio do caminho.

Onde assistir: Netflix

Capital C

A imagem mostra uma cena do documentário Capital C

O documentário foca em novas formas de capitalizar negócios e como muitas desses casos têm sido desenvolvidos nos Estados Unidos por meio do crowdfunding. A história mostra três empreendedores com negócios distintos e com algo em comum, nenhum deles têm capital para desenvolver. Sendo assim, direcionam seus esforços para campanhas de arrecadação de dinheiro através de patrocínio individual de pessoas físicas que gostam de seus projetos e resolvem aportar um dinheiro em troca de algum benefício.

O que você pode aprender: diferentes formas de conseguir verba para financiar um negócio que, se for desenvolvido e validado, consegue um público cativo.

Onde assistir: Netflix

Phil Knight: O Homem que Conduz o Mundo

A imagem mostra uma cena do documentário Phil Knight: O Homem que Conduz o Mundo

O documentário conta a história de Phil Knight, fundador da Nike, e mostra o surgimento e a ascensão da marca esportiva que se tornou uma das mais fortes do planeta. A Nike foi a primeira empresa a patrocinar jogadores profissionais, criando uma forma diferente de dialogar com o público. O principal ícone do sucesso dessa estratégia é o jogador de basquete Michael Jordan. Os produtos associados a seu nome foram responsáveis por alavancar as vendas da marca em todo o planeta.

O que você pode aprender: como encontrar formas diferenciadas de posicionar o seu negócio ou em marca em meio a tantas opções já existentes no mercado.

Onde assistir: Netflix

Abstract

A imagem mostra uma cena do documentário Abstract

Em formato de documentário divido em oito episódios, mostra como é o processo criativo dos designers mais inovadores do mundo.  A série reúne importantes nomes da cena e revela como esses gênios da arte visual pensam e qual a influência do trabalho deles em vários aspectos da nossa vida cotidiana.

O que você pode aprender: pensar no visual e no design e no processo criativo da sua marca ou produto pode fazer a diferença durante a jornada empreendedora.

Onde assistir: Netflix

Shark Tank Brasil

A imagem mostra uma cena da série Shark Tank Brasil

Versão brasileira de uma série americana de grande sucesso, como funciona o universo do empreendedorismo na vida real. A cada episódio, a série reúne conceitos como formação de produto, apresentação e segmentação do público-alvo por meio de empreendedores que apresentam seus negócios para grandes empresários brasileiros, considerados “tubarões do mundo dos negócios”, que avaliam essas novas empresas e oportunidades.

O que você pode aprender: uma oportunidade para analisar as ações diante do seu negócio e como apresentá-lo em um pitch diante de investidores.

Onde assistir: Youtube

Eu errei

A imagem mostra uma cena da série Eu errei

A série de vídeos conta a história de empreendedores sociais e nasceu de uma prática comum: a tentativa do erro e do acerto. Por meio de depoimentos de situações reais de aprendizado, a cada episódio, os criadores dos negócios contam como identificaram seus erros e conduziram os acertos das empresas que lideram, além de compartilhar a vontade de transformar a realidade social que vivenciam. O projeto é uma parceria entre o Portal Aupa e o Instituto Sabin.

O que você pode aprender: como lidar com o erro durante algum processo do seu negócio e como ele pode transformar o contexto de suas comunidades.

Onde assistirYoutube

PenseGrande.Doc

A imagem mostra uma cena da série PenseGrande.Doc

Fruto de uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura, a série de documentários tem como objetivo revelar histórias inspiradoras de jovens empreendedores, com menos de 30 anos. Os vídeos foram produzidos por jovens de diversas regiões do Brasil e contam 26 casos reais de empreendedorismo que estão transformando realidades por todo o país. Entre eles, seis fazem parte do Programa Pense Grande, que estimula a cultura de empreendedorismo para jovens.

O que você vai aprender: como uma ideia transformadora pode sair do papel e tornar-se uma realidade que muda a vida de muitas pessoas de sua comunidade.

Onde assistir: Youtube e site oficial do PenseGrandeDoc.

11 séries e filmes inspiradores sobre empreendedorismo
11 séries e filmes inspiradores sobre empreendedorismo