Plantas medicinais, práticas de robótica sustentáveis e biodiversidade são alguns dos temas tratados nas formações da plataforma Escolas Conectadas. Confira!

#Cursos#Escolasconectadas#Listas

Imagem de uma menina em primeiro plano, em sala de aula, brincando com material reciclado

A Ciência é, e sempre foi, importante para a evolução da humanidade. Por conta dela compreendemos mais sobre a natureza, o universo que nos cerca, e conquistamos diversos avanços significativos no mundo. O educador convive com o desafio de abordar o assunto. Para ajudar, a plataforma Escolas Conectadas oferece 5 cursos sobre como tratar de ciência com os estudantes.

Hoje, a Ciência está respondendo à urgência da sociedade em um momento de crise sanitária. Cientistas brasileiros, como médicos e biólogos, passaram a criar conteúdos nas redes sociais de forma didática e acessível para o grande público. De acordo com um estudo da Science Pulse (ferramenta gratuita de social listening criada para preencher a lacuna entre jornalistas e cientistas), “as vozes mais influentes sobre covid-19 no Twitter são profissionais que usam a rede com o objetivo claro de divulgação científica”.

Para o professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e bioantropólogo Walter Neves, nunca se falou tanto sobre o tema. “Com a pandemia, as pessoas estão valorizando a ciência e estão valorizando os cientistas”, contou ao site da USP.

No dia 08 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Ciência. A data é importante para dar visibilidade às produções científicas do país e ainda divulgar esse conhecimento para a sociedade em geral.

Confira alguns cursos da nossa plataforma Escola Conectadas que auxiliam o educador a abordar a Ciência, sob diversos aspectos, em sala de aula.

Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia

É fundamental que as escolas abordem a Cultura Digital e o pensamento computacional para a identificação de problemas e da busca de soluções a partir de sequências lógicas de passos, consolidando aprendizagens criativas e voltadas para a realidade dos estudantes. Este curso convida educadores a fazerem uma imersão no tema de forma lúdica e “mão na massa”.

Próxima turma: 19 de julho a 16 de agosto.
Modalidade: Autoformativo
Inscrições

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola

Esta formação tem como objetivo analisar as integrações da sabedoria popular e do conhecimento científico sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares a partir de experiências concretas de aprendizagem. A ideia é explorar a grande diversidade de plantas medicinais e especiarias encontradas no país, orientar sobre cuidados necessários no seu uso e discutir maneiras de abordar essa rica temática com estudantes de todas as idades.

Próxima turma: 19 de julho a 16 de agosto.
Modalidade: Mediado
Inscrições

Eu, robô: primeiros passos com a robótica sustentável

A robótica não podia ficar de fora das sugestões de cursos sobre ciência! Este explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Idealizar, projetar, construir e programar robôs é uma estratégia que possibilita aprendizagens interdisciplinares, desafiadoras e divertidas. A formação materializa meios para promover essa conexão, incluindo o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.

Próxima turma: 02 de agosto a 30 de setembro.
Modalidade: Autoformativo.
Inscrições

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI

Como a escola pode ajudar os alunos para que desenvolvam tal competência? Como ela se relaciona com outras competências demandadas na sociedade contemporânea? Como a resolução de problemas no âmbito da Matemática pode ajudar a ampliar as capacidades cognitivas para resolver problemas de qualquer natureza? Essas são questões que orientarão o curso, no qual serão abordados métodos pedagógicos suportados pela investigação científica e estratégias para mobilizar a curiosidade e a análise crítica dos estudantes, aplicáveis tanto para a sala de aula física como virtual.

Próxima turma: 16 de agosto a 13 de setembro.
Modalidade: Mediado.
Inscrições

Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo

A proposta do curso é vivenciar uma estratégia ativa de aprendizagem sobre biodiversidade, conservação e sustentabilidade dos biomas brasileiros com suporte de um jogo digital. O jogo “Jornada Biomas” apresenta de maneira lúdica e interativa aspectos gerais, fauna, flora e ameaças à biodiversidade dos biomas Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. Enquanto exploram o jogo, aprendem e se divertem, os estudantes desenvolvem competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular.

Próxima turma: 25 de outubro a 22 de novembro.
Modalidade: Mediado.

5 cursos para abordar a Ciência com estudantes