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Confira conteúdos que apoiam educadores de Língua Portuguesa em aulas voltadas para estudantes do Ensino Médio

#Educação#Educadores#Ferramentas

Ilustração de um livro aberto em um fundo púrpura com diversos ícones em volta. Ao centro está escrito Português.

A gramática da língua portuguesa é repleta de regras, mas também de exceções a essas regras. Isso a tornaria a língua mais desafiadora de se aprender. No entanto, estudar a língua extrapola o aprendizado da gramática. A capacidade de comunicação envolve interpretar, e a compreensão de texto abre uma janela para o mundo, nos permitindo desenvolver o senso crítico, aumentar nosso repertório e aprender sobre temas desconhecidos.

Segundo a UNESCO, a língua portuguesa é uma das mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes.

Para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e valorizar o trabalho dos educadores, listamos 5 roteiros de estudo da plataforma Escola Digital. Estes conteúdos apoiam a construção de aulas voltadas para estudantes do Ensino Médio e contribuem para o desenvolvimento de habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A plataforma Escola Digital é uma iniciativa criada pela Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura – com apoio técnico da Fundação Vanzolini. Os conteúdos pedagógicos são elaborados por meio da colaboração de educadores, seleção e curadoria de especialistas em ensino-aprendizagem, a partir de critérios como disciplinas, anos e séries das etapas de ensino e relevância para a BNCC. O acervo da plataforma inclui mais de 30 mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) e oferece mais de 5 mil resultados para buscas relacionadas à Língua Portuguesa.

Nesta seleção há conteúdos sobre a estrutura de textos argumentativos, a importância da cultura da paz, valorização da ciência e preservação do meio ambiente. São apresentados diversos tipos de textos, como o manifesto Black Lives Matter e pesquisas científicas sobre a Covid-19. Os estudantes são convidados a escrever textos opinativos, artigos científicos, desenvolver cartilhas, manifestos, fazer pesquisa de campo, entre outras atividades.

Confira abaixo os roteiros de estudos:

Produção textual, pandemia e literatura

A produção textual é bastante cobrada seja nos exames de ingresso às universidades, seja na vida profissional. Neste roteiro de estudo o estudante irá analisar e compreender as diferenças entre textos argumentativos, literários e científicos. Os estudantes são requisitados a relacionar as vivências de confinamento por meio de um texto argumentativo. Este roteiro de estudo está entre os 10 recursos mais acessados de 2021, até o momento.

Ano: 1º ao 3º ano do EM

Matéria: Língua Portuguesa

Habilidade BNCC: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

 

Texto de opinião, linguagem e movimentos sociais

A partir de textos e vídeos que revelam o preconceito que existe em nossa sociedade em relação aos negros, os estudantes são provocados a escrever um texto de opinião, assim como uma cartilha sobre o racismo estrutural no Brasil. Com este roteiro de estudos, os estudantes serão capazes de relacionar a linguagem a valores sociais, refletir acerca do racismo e da desigualdade social.

Ano: 2º ano do EM

Matéria: Língua Portuguesa

Habilidade BNCC: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

 

Estrutura frasal, coesão, texto científico e meio ambiente

Este roteiro de estudos recorre a eventos de proteção ao meio ambiente – como o movimento Fridays For Future da ativista Greta Thunberg – e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) para provocar a produção textual dos secundaristas. Os estudantes devem recolher informações, dados e evidências de problemas ambientais causados por interferência humana na região onde vivem, para depois redigir um texto com suas conclusões. Os alunos são ainda encorajados a divulgar os resultados da sua pesquisa em suas redes sociais.

Ano: 2º ano do EM

Matéria: Língua Portuguesa

Habilidade BNCC: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

 

Tipos textuais, pandemia e discurso científico

O roteiro convida os estudantes a “arregaçar as mangas” para fazer uma pesquisa, podendo ser sobre algum fenômeno natural que ocorra próximo a sua casa, ou sobre o comportamento das pessoas em relação à crise do coronavírus. Em seguida um artigo científico precisará ser escrito. A segunda atividade, com foco na redação do Enem, pede que os alunos escrevam um texto dissertativo-argumentativo sobre as “propostas para lidar com a pandemia de COVID-19 no Brasil”.

Ano: 3º ano do EM

Matéria: Língua Portuguesa

Habilidade BNCC: Selecionar informações, dados e argumentos em fontes confiáveis, impressas e digitais, e utilizá-los de forma referenciada, para que o texto a ser produzido tenha um nível de aprofundamento adequado (para além do senso comum) e contemple a sustentação das posições defendidas.

 

Linguagem, imagem e cultura da paz

A forma como nos comunicamos pode variar de acordo com o ambiente, o contexto social, geográfico, dentre outros. Saber como se expressar em cada um desses cenários é chamado de adequação da linguagem. Neste roteiro de estudos, os estudantes identificam os diferentes contextos de utilização da linguagem e são provocados a adequar a linguagem de acordo com a situação. Para desenvolver no aluno a habilidade de resolução de conflitos por meio de argumentos, em vez de ameaças e agressões, este deverá criar um acordo de convivência entre ele e as pessoas que convive.

Ano: 2º ano do EM

Matéria: Língua Portuguesa

Habilidade BNCC: Comparar o tratamento dado pela gramática tradicional e pelas gramáticas de uso contemporâneas em relação a diferentes tópicos gramaticais, de forma a perceber as diferenças de abordagem e o fenômeno da variação linguística e analisar motivações que levam ao predomínio do ensino da norma-padrão na escola.

5 roteiros de estudos para o Dia Mundial da Língua Portuguesa
5 roteiros de estudos para o Dia Mundial da Língua Portuguesa