Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Reunimos sites e blogs para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e se aprofundar no mundo da Ciência de Dados!

#CiênciadeDados#Listas#TecnologiasDigitais

Três mulheres estão reunidas e conversam enquanto olham para a tela de uma tablet que uma delas está segurando.

A Ciência de Dados é um assunto que vem ganhando cada vez mais força, como veremos na lista de sites a seguir. E não é por acaso! O tema está profundamente presente no nosso cotidiano. Desde nas atividades mais simples, como uma pesquisa de preços, até nas mais complexas como a tomada de decisões estratégicas de uma grande empresa, o uso de dados é fundamental.

Multidisciplinar, a ciência de dados engloba aspectos da matemática, estatística, programação, probabilidade, dentre outras áreas do conhecimento. Desta forma, está em alta entre profissões diversas e tem tudo a ver com o futuro do trabalho. Além disso, a ordenação lógica e análise de dados coletados através do Big Data nos permitem encontrar respostas para questões importantes da sociedade atual.

Ainda que o tema desperte curiosidade e fascínio, pode ser um pouco difícil saber por onde começar para quem ainda não está familiarizado com o universo dos dados.

Pensando nisso, listamos alguns sites e blogs com conteúdo específico sobre Ciência de Dados para quem deseja se aprofundar no assunto. Confira a seguir!

Social Good Brasil

O Social Good Brasil é uma das organizações da sociedade civil pioneiras no desenvolvimento de metodologias em que dados e novas tecnologias são utilizados de forma consciente, ética e geram impacto socioambiental positivo. Além de projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os formatos variados, como um canal no Youtube, trazem insumos para o desenvolvimento de competências na era digital e fluência em dados.

Data Science Insights

O blog Data Science Insights, da consultoria Ilumeo, apresenta um vasto conteúdo sobre ciência de dados nos mais diversos contextos, não se limitando apenas à área tecnológica. No site é possível encontrar conteúdos sobre tendências, insights, análises e a ciência de dados aplicadas em outras áreas de atuação.

DataHackers

O blog colaborativo, mantido por profissionais da área, é um mergulho no universo dos dados. Além de contar com uma newsletter, podcast e canal no Slack, ferramenta que organiza conversas em espaços específicos, que podem ser públicos ou privados. O site voltado para profissionais experientes e iniciantes apresenta ferramentas e técnicas avançadas de Data Science.

Escola de Dados

Com a missão de aumentar a alfabetização em dados em todo o mundo, a Escola de Dados oferece atividades presenciais e on-line para aqueles que desejam aprender a solucionar problemas reais através do uso de dados. No site são oferecidos cursos, e-books, boletins, webinars e mais uma gama de materiais didáticos, em sua maioria, gratuitos.

Blog do Paulo Vasconcellos

Criado por um dos cofundadores do anteriormente citado DataHackers, o blog do profissional reúne conteúdos sobre ciência de dados, tanto para curiosos quanto para especialistas. Abordando o assunto de forma descontraída e simplificada, e abusando dos gifs para ilustrar as postagens, é possível encontrar desde dicas literárias até novidades da área de conhecimento.

5 sites sobre Ciência de Dados para manter você informado
5 sites sobre Ciência de Dados para manter você informado