Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Saiba porque ter criatividade é um dos requisitos para quem quer empreender e ter um diferencial no mercado. Inspire-se com nossas dicas!

Imagem mostra uma jovem sorrindo. Ela está em frente a um computador. Ela usa óculos e uma blusa na cor rosa.

 

Quem quer empreender sabe que para criar um negócio de sucesso é preciso pensar fora da caixa. A criatividade é uma característica essencial para tirar do papel uma ideia que tenha o diferencial necessário em um mundo tão competitivo.

Durante a pandemia, vários empreendedores sociais, por exemplo, transformaram seus negócios rapidamente, usando a criatividade e a vontade de ajudar no enfrentamento da crise.

“O ser empreendedor é aquele com capacidade de aplicar ações de mudança de forma criativa, reformulando e recriando produtos e ambientes, buscando oportunidades diferenciadas e assumindo os riscos, ele se mantém atento, preparado e informado.” É o que afirmam os autores do artigo Empreendedorismo, Inovação e Criatividade: Uma análise bibliométrica.

Mas como buscar inspiração para “dar um up” nas ideias e empreender com criatividade?  Viajar, ler, ouvir e sentir são alguns verbos que devem ser praticados por quem quer ter ideias inovadoras. E buscar conhecimento e experiências motivadoras também é fundamental.

Nesse sentido, os TED Talks podem ser uma fonte de informação. O formato das apresentações curtas, apresentadas por pessoas de todo o mundo – que são referências em determinado assunto -, foi criado pela Sapling Foundation. As palestras costumam durar cerca de 18 minutos, tempo em que os convidados dão o melhor de si para impactar o público com histórias motivadoras.

Selecionamos 5 TEDs com foco em criatividade para inspirar você que está querendo empreender ou mesmo transformar o seu negócio. Todas as palestras são apresentadas por empreendedores brasileiros. Confira!

1- Criatividade: o poder de ir além, de pouquinho em pouquinho

Mesmo sendo considerada uma das habilidades mais pedidas pelo mercado de trabalho, a criatividade não é algo que se desenvolve de uma hora para a outra. Em sua apresentação, a doutora em Psicologia e estudiosa da criatividade, Nívea Braga, apresenta lições de como essa competência pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

“Ela tem um poder de mudança muito grande nas nossas vidas. Diante de alguma coisa criativa, é como se a nossa fonte fosse conectada com aquele que está criando, a gente se inspira”, diz.

Clique aqui para assistir e se inspirar!

2- Criando Comunidades Criativas e Colaborativas

De acordo com a futurista Lala Deheinzelin, pela primeira vez há pessoas no mundo com recursos para fazer o que desejam. Mas, por acharem que não é possível, deixam de começar.

Em seu TED, a palestrante – que é uma das pioneiras da economia criativa no Brasil – defende a ideia de que um futuro com mais colaboração e criatividade é possível. Sendo assim, ela se dedica para criar comunidades mais colaborativas e criativas. Na apresentação, ela instiga o público a pensar como cada pessoa é única e mostra como é possível fazer o que se deseja a partir da mudança do olhar e da cultura, por enxergar possibilidades ao invés de escassez.

Clique aqui para assistir e se inspirar!

3- Criatividade: o diferencial competitivo do futuro

“Criatividade não é um dom, mas uma ferramenta que pode ser desenvolvida por cada um de nós. Ela é o diferencial competitivo do futuro”, afirma o designer William Rocha. O profissional se destaca por solucionar problemas de forma criativa desde 2012, quando criou sua primeira agência de publicidade.

Em seu TED, ele desmistifica a criatividade como um dom para poucos, mas sim como uma das mais importantes soft skills para o futuro da humanidade. Fala de vivências e lições sobre como criar em meio ao desafio e à insegurança utilizando a técnica SCAMPER como ferramenta de criatividade e inovação.  “Criatividade é a ferramenta para a soluções de problemas. O que torna as pessoas criativas é a combinação de experiências que temos durante a vida”.

Clique aqui para assistir e se inspirar!

4- A lagarta e a borboleta: da criatividade à inovação

Para a engenheira Martha Gabriel, que já foi eleita uma dos 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro, pela revista ProXXima, a inovação é a filha da criatividade. Porém, a palestrante acredita que quem quer inovar precisa desenvolver outras habilidades como disciplina e metodologia. Dessa forma, é possível colocar em prática as ideias que surgem da mente criativa.

“Cada vez que temos um problema novo, temos que ter soluções novas. Para transformar realidades, a criatividade precisa de ação”, afirma em sua fala. Em sua palestra no TED, ela apresenta alguns métodos para que qualquer pessoa coloque em prática esse processo.

Clique aqui para assistir e se inspirar!

5- Seja um pato

A jovem empreendedora Débora Alcantara conta em seu TED porque todo empreendedor deve ser um pato. Isso mesmo! Para ela, o pato é o animal mais fantástico do reino animal.

Segundo a jovem, no meio empresarial o pato é considerado uma referência de como não ser. Entretanto, quando decidiu empreender com suas irmãs, ela realizou uma pesquisa para a sua marca e descobriu que o pato é um animal curioso, multipotencial e explorador. Por isso, Débora afirma que quem quer empreender precisa aprender e agir como um pato – com curiosidade, liderança e colaboração!

Clique aqui para assistir e se inspirar!

5 TEDs inspiradoras para você empreender com criatividade
5 TEDs inspiradoras para você empreender com criatividade