Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Quem estuda uma nova língua tem mais chances de conquistar melhores colocações profissionais. Descubra aplicativos gratuitos de idiomas!

#Estudantes#Listas

Imagem mostra as mãos de uma mulher. Ela está segurando um celular. Na tela do aparelho aparece a imagem de um aplicativo de idomas.

Aprender novas línguas em uma sociedade digital não traz apenas benefícios para a carreira. Também ajuda no desenvolvimento de competências essenciais para estabelecer conexões no século XXI. A boa notícia é que, com os avanços tecnológicos, essa possibilidade tornou-se muito mais acessível. Existe uma série de aplicativos gratuitos projetados para democratizar o acesso ao ensino dos mais variados idiomas.

Quem domina outros idiomas tem mais chances de conquistar melhores colocações profissionais e até formações em universidades internacionais. Além disso, há razões científicas pelas quais vale a pena se aprofundar em outras línguas.

Seja para acessar conhecimentos, para se comunicar ou para crescer profissionalmente, aprender uma nova língua pode te conectar com o seu projeto de vida.

Confira 6 aplicativos gratuitos para começar a aprender idiomas!

1. Duolingo 

O Duolingo é uma das plataformas mais famosas de aprendizagem de idiomas do mundo e atua com o objetivo de torná-la acessível a todos. Com uma dinâmica gamificada, que combina inteligência artificial e metodologias de ensino, o aplicativo foi desenhado para todos os níveis de proficiência.

Em 2020, uma pesquisa realizada com usuários em todo mundo revelou um dado significativo. Ao concluir cinco unidades no Duolingo, os estudantes alcançaram índices de leitura e compreensão auditiva comparável a quatro semestres em cursos de línguas universitários. O aplicativo é gratuito, mas também oferece uma versão paga para quem quer se aprofundar mais.

Disponível em iOS e Android.

 
2. Busuu

Se você procura aprender a partir da interação com outras pessoas, o busuu é o aplicativo certo, com mais de 12 línguas no catálogo! Funciona como uma espécie de rede social que permite ao usuário tirar dúvidas, escrever e gravar áudios que são avaliados por falantes nativos da língua.

O aplicativo também oferece aulas para ajudar no vocabulário e na gramática antes de iniciar os diálogos. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente, mas existe a versão Premium que equivale a um semestre de um curso regular de idiomas.

Disponível em iOS e Android.

Leia mais: O PLT4Way tem como objetivo ensinar inglês para jovens da periferia. Assista o episódio do Pense Grande.doc e saiba mais sobre o projeto!

3. Babbel 

O Babbel aposta em aulas com formato mais tradicional. Mas usa a inteligência artificial para estimular os usuários a treinarem a pronúncia e a simulação de diálogos. Apesar de oferecer uma versão gratuita, com conteúdos temáticos limitados para download, o app foca nos planos pagos adequados aos objetivos de cada estudante. Ainda assim, os valores são muito mais acessíveis do que os de um curso regular de idiomas.

Disponível em iOS e Android.

 
4. Lyrics Training

Já pensou em treinar a pronúncia e expandir o vocabulário escutando música? Pois o objetivo do Lyrics Training é exatamente esse! Nesse aplicativo, a ideia não é trabalhar a fluência em determinada língua, mas sim complementar os estudos de uma maneira divertida e intuitiva.

À medida que a música vai rolando, o usuário tem de completar os espaços escrevendo ou pronunciando palavras. O aplicativo é gratuito e oferece um catálogo de videoclipes em 12 línguas diferentes.

Disponível em iOS e Android.

 

5. Falou App

Uma das maiores dificuldades de aprender uma nova língua é inseri-la no cotidiano. Pensando nisso, o Falou App disponibiliza lições específicas que simulam as mais diversas situações. Desde apresentações até o embarque no aeroporto, o usuário tem a chance de aprender expressões específicas e ganhar fluência em mais de 18 idiomas.

Conforme os estudantes vão avançando nas lições, a inteligência artificial atualiza o nível de proficiência correspondente. O aplicativo é gratuito, mas também conta com uma versão paga.

Disponível em iOS e Android.

 

6. Memrise 

Por último, mas não menos importante, o Memrise completa a lista oferecendo abordagem multimídia e gamificada focada nas palavras e expressões idiomáticas de cada língua.

A partir de uma determinada palavra, o usuário aprende sobre o contexto relacionado, expande o vocabulário e coloca em prática a pronúncia e a escrita. O conteúdo é organizado em cursos gratuitos que vão ajustando a dificuldade de acordo com o avanço do estudante.

Disponível em navegadores desktop e celulares iOS e Android.

6 aplicativos para aprender idiomas que vão te conectar com seu projeto de vida
6 aplicativos para aprender idiomas que vão te conectar com seu projeto de vida