Neste período, as pessoas estão se cobrando mais e criando uma maior expectativa sobre a sua produtividade (o que muitas vezes acaba não sendo saudável). Conheça algumas dicas e técnicas que podem ajudar!
Desde o início do isolamento social – causado pela pandemia do novo coronavírus – as pessoas foram impactadas por milhares de informações on-line: indicação de conteúdos e cursos, dicas de lives, shows, teatros ou qualquer outra forma de entretenimento virtual. Tudo isso para que aqueles que estavam em casa não sofressem com um possível ócio ou tédio. E muitos ocuparam o tempo na intenção de aumentar a produtividade, sem considerar o bem-estar.
Ao que tudo indica, a quantidade excessiva de opções teve um efeito contrário. Muitas pessoas passaram a se cobrar demais e criaram ainda mais expectativas sobre a sua produtividade em um contexto complexo e adverso.
“A perda de produtividade parece menos urgente na época do coronavírus. No entanto, passe bastante tempo trabalhando sozinho e você pode começar a perder o senso de identidade. Como alguém que trabalhou remotamente por quase uma década, estou aqui para lhe dizer: não é fácil. Mas definir alguns limites ajuda muito a se manter são”, comentou Brian Barrett, diretor digital do portal de tecnologia, entretenimento, design e negócios, WIRED.
Segundo uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de depressão praticamente dobraram durante o isolamento, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%. Neste cenário, distração e procrastinação também são comuns no dia a dia de quem trabalha de casa em um confinamento prolongado.
Pensando nisso, listamos algumas dicas e técnicas que podem aumentar a produtividade e bem-estar. Há muitas coisas que você pode fazer para tentar alcançar seus objetivos e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde mental. Confira!
1. Faça pausas ao longo do dia
Pode parecer contra intuitivo, mas fazer pausas é a chave para melhorar a produtividade. Quanto mais tempo você se esforçar para ser produtivo, menos produtivo em geral você será. O aumento da carga horária de trabalho acarreta prejuízos físicos, mentais e emocionais. E por sua vez, leva a níveis cada vez menores de comprometimento e níveis cada vez maiores de distração. Desde 2007, os pesquisadores Tony Schwartz e Catherine McCarthy já alertavam sobre este problema ao publicarem o artigo Manage Your Energy, Not Your Time na Harvard Business Review. Em 2011, pesquisadores da Universidade de Illinois apontaram que breves desvios melhoram muito o foco.
Antes de ficar cansado mentalmente, é importante reservar um tempo para pausas intencionais, como levantar e fazer alongamentos, pegar água, fazer uma caminhada rápida de 5 a 10 minutos. Ao não fazer estas pausas é comum suspender o trabalho de forma ‘não intencional’ e ser atraído a abrir o telefone ou passar uma boa parte do tempo nas redes sociais como uma forma de ‘alívio mental’.
Já ouviu falar da Técnica Pomodoro?
Considere um método de produtividade como a técnica Pomodoro, que é construída em torno da ideia de trabalhar profundamente em uma tarefa específica por cerca de 25 minutos. Caso você termine antes do fim do tempo, é importante permanecer na mesma atividade. Use esse momento para revisar o que foi feito. Quando terminar, faça uma pausa de cinco minutos. Quando forem finalizados quatro blocos de trabalho, a pausa é maior e varia de 15 a 30 minutos.
O método tem por objetivo aumentar a concentração, melhorar a produtividade, reduzir as interrupções, diminuir a ansiedade e saber quanto tempo você demora em cada atividade.
É importante também que você se sinta à vontade para ajustar o tempo de acordo com o seu trabalho.
Embora o cronômetro do telefone funcione para marcar o tempo, há aplicativos ou sites específicos para quem utiliza a técnica Pomodoro. São eles: Pomodoro Tracker, Be Focused, ToMighty, Pomello, PomoDone e Tomato-timer.
2. Defina seus limites pessoais
Os trabalhos interrompem a vida pessoal e vice-versa. Entre responsabilidades profissionais, o cuidado com a casa, com os filhos, com a saúde, está todo mundo tentando manter tudo sob controle. Para isto, é muito importante definir limites.
Se possível, fique longe de e-mails e mensagens de texto do trabalho nos horários em que estiver “de folga”, como depois de encerrar a noite. Limites também envolvem não se exigir além do necessário. Não se force, por exemplo, a fazer parte do clube das 5 da manhã se as suas obrigações (sejam elas profissionais, ou pessoais) não te permitem dormir antes da meia-noite.
Utilize a tecnologia a seu favor
Gerencie as notificações do seu celular enquanto estiver trabalhando e quando estiver fora do trabalho. Você pode desabilitar as notificações dos aplicativos usados para fins profissionais após o expediente, por exemplo, e ativar o modo ‘Não perturbe’ para que você (e seus colegas de trabalho) saibam que não está disponível.
O Doodle é uma opção de ferramenta para organizar o tempo. Ele cria uma agenda on-line, e as pessoas marcam o dia e a hora de acordo com sua disponibilidade. Ainda é possível sincronizar automaticamente os agendamentos ao seu calendário.
3. Cuidado com o excesso de informações
Notícias são recebidas diariamente a toda hora: no grupo de família, por e-mail, em todas as redes sociais. Some-se a isso a tensão do confinamento e tem-se um prato cheio para crises de ansiedade e estresse.
A pandemia gerou um alto nível de insegurança sobre o futuro, o que levou a buscas de informação para entender a situação e tentar reduzir a incerteza e a aflição. No entanto, a internet se tornou um campo amplo para divulgação de notícias imprecisas, não confirmadas e até falsas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu esta “superabundância de informações – algumas precisas e outras não – que dificultam que as pessoas encontrem fontes e orientações confiáveis quando precisam delas”, de infodemia.
Para se proteger da infodemia e cuidar da saúde mental, é preciso reduzir o volume de informação consumida, além priorizar a qualidade dela. Procure uma ou duas fontes de notícias em sites confiáveis ??ao invés de procurar atualizações nas redes sociais, por exemplo.
4. Se arrume para trabalhar
Se está vestido para dormir, o seu dia nunca começará realmente. É importante manter a sua rotina matinal: tomar um banho, escovar os dentes, e se vestir para começar a trabalhar.
Há inclusive, pesquisadores e especialistas que estudam a ligação entre roupas, atividade cerebral e produtividade. E eles descobriram que vestir-se bem para o trabalho pode melhorar seu desempenho.
5. Experimente escutar música
Os cientistas estão interessados ??nos efeitos da música no cérebro há anos, pois misturar música e trabalho não é algo incomum. Alguns preferem o silêncio, outros afirmam serem mais produtivos com a música clássica ou jazz, por exemplo.
Há vídeos do YouTube e outras plataformas que oferecem música para diversas finalidades como concentração, relaxamento e até para estimular a ‘superinteligência“. Não há como afirmar o que funciona para cada um, mas estão disponíveis para quem quiser testar.
Batidas Binaurais
As batidas binaurais prometem potencializar a aprendizagem, favorecer o sono, aprofundar a meditação, liberar endorfina, controlar a ansiedade e melhorar a concentração. Isto porque, segundo o cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove em 1839, o som é capaz de alterar o comportamento do cérebro. Caso queira experimentar, acesse alguns vídeos.
6. Não faça nada
O trabalho remoto veio para ficar em muitos setores profissionais e, embora tenha muitas vantagens, também traz muitas horas de solidão e tentativas frustradas de conciliar tudo. Às vezes, “não fazer nada” é a melhor opção para a saúde mental, de acordo com especialistas.
Basta sentar-se ou deitar em um lugar confortável, abandonar qualquer dispositivo tecnológico, e, com os olhos abertos, tentar não fazer nada por pelo menos 15 minutos. Apenas observar as pessoas e contemplar o mundo ao redor, de maneira consciente a tudo que está acontecendo.