Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Plataforma Escola Digital disponibiliza mais de 30 mil objetos digitais de aprendizagens segmentados por critérios como série, formatos e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conheça os mais acessados!

Homem de óculos está sorrindo sentado à frente de umcomputador para ilustrar pauta que traz uma lista de recursos digitais de aprendizagem para professores, estudantes e pais.

A Escola Digital tem mais de 30 mil conteúdos como planos de aula e objetos digitais de aprendizagem (ODAs), ou seja, vídeos, games, animações, videoaulas, infográficos, mapas – entre outros, que podem ser acessados por professores, estudantes e pais por meio de dispositivos como celulares, computadores e tablets. Com o intuito de abrigar recursos digitais gratuitos, a iniciativa criada em parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura, com apoio da Fundação Vanzolini, todo o acervo foi selecionado por especialistas em ensino-aprendizagem.

Os professores podem usar a plataforma como apoio, enviando conteúdos diretamente a seus alunos e contando com apoio dos pais. A busca, que pode ser segmentada por critérios como série, disciplina, tipo de mídia e até por habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), facilita a organização dos recursos digitais nesse apoio à comunidade escolar.

Os materiais educativos levam dinamismo, interatividade e conectividade às práticas pedagógicas e apoiam alunos que queiram complementar a aprendizagem, além de auxiliar familiares interessados em acompanhar o processo educativo dos estudantes. Seu uso também contribui para o desenvolvimento de competências digitais.

Conheça a seguir nove desses recursos digitais, que estão entre os mais acessados da plataforma Escola Digital:

Rádio Poeta: Por Parte de Pai – part III – Bartolomeu de Campos Queirós
Por meio de um pequeno trecho da obra Por Parte de Pai, do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, a atividade propõe trabalhar o conceito de intertextualidade, isto é, a referência entre textos literários e a relação deles com outras manifestações artísticas e formatos de mídia como o podcast.

Gugudada – As Partes do Corpo
Esta animação infantil combina música e efeitos visuais para ensinar de forma lúdica e dinâmica as partes do corpo a crianças. Ideal para atividades em roda, brincadeiras que envolvam cantoria e permitam interagir gestos e movimentos corporais.Que tal brincar de roda com seu filho e praticar em casa!

Jogo sobre o Sistema Digestório
Outro recurso simples, mas também muito interativo. Voltado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, ensina a localizar, nomear e representar graficamente partes do corpo humano, trazendo um Quiz sobre o funcionamento do sistema digestório.

Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo
O curta-metragem Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo rendeu um Oscar ao ilustrador e escritor William Joice, em 2012. Esta atividade é ideal para complementar e promover um debate após a leitura do livro de mesmo título, fazendo uma correlação com outras formas de arte, como o cinema.Uma boa oportunidade de transformar o estudo em uma boa conversa!

Problemas de Contagem de Tempo
Esta atividade interativa traz a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental conceitos sobre horas, minutos e segundos, ensinando a relação com tempo seja por meio de relógios digitais, seja por meio de aparelhos analógicos.

Experimento sobre concentração
Esta atividade simula para estudantes do Ensino Médio um laboratório virtual em que é possível produzir uma solução, trabalhando conceitos da Química, como molaridade, concentração e saturação. De maneira intuitiva e interativa, é possível despertar a atenção dos alunos.

Jogo Palavras Complicadas
Este quiz indicado a alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, é bem simples de jogar, mas permite a reflexão sobre o significado das palavras. Usando um formato lúdico, favorece a identificação de sentido de palavras ou expressões, o que contribui para aumentar o vocabulário, além de melhorar a compreensão e produção de textos.

O Estrangeiro do Ponto de Vista Sociológico
Em formato de infográfico, este conteúdo de Geografia apresenta a estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, a diferença entre as noções de estrangeiro e viajante na visão do sociólogo Georg Simmel. Pode ser utilizado para compreender os fluxões de pessoas no mundo atual, bem como discutir e aplicar conceitos de país, Estado, nação e território.

Biografia – Como contar a história da vida de alguém
Com apoio de uma página web, este ODA (Objeto Digital de Aprendizagem) propõe relacionar diferentes formas de produção escrita, explicando o conceito de biografia e trabalhando temáticas da língua portuguesa, como diferentes gêneros de narrativa, ficção e não ficção, além de conceitos como ordem cronológica.

Aproveitem algumas das dicas para estudarem com seus filhos de uma maneira lúdica e divertida!

9 recursos digitais para apoiar professores, estudantes e pais
9 recursos digitais para apoiar professores, estudantes e pais