Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Vivemos em uma sociedade repleta de desigualdades, explorações, ausência de oportunidades e muita carência. Com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, percebemos ao longo desse período um avanço no que se refere aos direitos e deveres dos nossos jovens. Mas infelizmente, devido às limitações econômicas e a falta de informações, muitas famílias se veem obrigadas a expor seus filhos em atividades para auxiliar as despesas da casa. A educação tem papel importante no combate à exploração do trabalho infantil.

Muitos pais acham normal ver seus filhos vendendo produtos, carregando materiais ou exercendo quaisquer outras atividades dessa natureza. Segundo muitos, é melhor ver seus filhos trabalhando do que vê-los se drogando ou roubando, que o trabalho dignifica o homem e essa prática deve ser feita desde cedo para estimulá-los a serem adultos trabalhadores. Mas onde fica a infância dos jovens ao meio desse processo? Que histórias irão contar futuramente a seus filhos? Será que o rendimento escolar, aliado com as atividades financeiras, terá um resultado satisfatório?

A legislação proíbe o trabalho a menores de 14 anos. A partir dos 14 anos o trabalho é permitido na condição de aprendiz, em atividade relacionada à sua qualificação profissional. Um grande número de pais tem conhecimento a cerca do assunto, mas a consciência ainda precisa ser exercitada. Assim como um dia esses pais se viram ajudando nas despesas em casa, os filhos também devem repetir esse ciclo, assim pensam.

A exploração aumenta principalmente nos períodos festivos, como no réveillon ou carnaval, onde os pais levam seus filhos para ajuda-los nas atividades referentes ao sustento familiar. Além disso, terceiros também se aproveitam da situação para fazer uso do trabalho infanto-juvenil, pois é uma mão de obra barata, sem vínculos empregatícios e de fácil manipulação.

Acredito que a educação seja ainda a forma mais eficaz de combater todos esses transtornos, causados por uma massa de pessoas desinformadas e sem consciência. Por essa razão, trabalhei em sala todo o contexto desse tema, através de vídeos, fotos, textos reflexivos, dinâmicas de grupos e o desfecho foi uma culminância promovida com um debate ilustrado por uma oficina de cartazes, onde os alunos puderam expor as suas opiniões pessoais e também explicar o que eles entenderam a cerca do assunto abordado.

Espero que com esse trabalho, os alunos possam ter entendido a essência do assunto, de como a educação auxilia no combate a problemas sociais, e possam aproveitar as informações para suas respectivas vidas e futuramente também colaborando para a erradicação da exploração do trabalho infantil.

A educação no combate à exploração do trabalho infantil
A educação no combate à exploração do trabalho infantil