Conheça iniciativas que promovem o acesso aos livros e incentivam a leitura para pessoas de todas as idades

#Educação#Educadores#ProFuturo

Imagem mostra cinco crianças sentadas em uma mureta, cada uma delas está lendo um livro. Ao fundo, é possível ver uma área verde

O incentivo à leitura é um processo de capacitação infinito. Também capaz de ampliar horizontes e apresentar um novo universo aos seus praticantes. Assim, o Dia do Leitor, comemorado em 7 de janeiro, celebra essa atividade. Afinal, ela leva conhecimentos e novas perspectivas a lugares distantes por meio das palavras.

Acima de tudo, a data é comemorada em homenagem ao lançamento do periódico cearense “O Povo”. O jornal foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. Logo depois, a publicação se tornou uma das principais divulgadoras do modernismo literário do Nordeste, em seu suplemento “Maracajá”.

De fato, o ano de 2021 trouxe perspectivas positivas para a literatura. Afinal, o isolamento social impulsionou as vendas dos livros. De acordo com o 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil, o aumento foi de 33% em volume no ano passado. E de 31,1% em valor, se comparado ao mesmo período de 2020. A pesquisa foi realizada pela Nielsen BookScan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

Além disso, diversos projetos de incentivo à leitura foram aprovados na Câmara dos Deputados. Por exemplo, o PL 11.157/2018. Em resumo, o projeto altera a Política Nacional do Livro para incluir medidas de estímulo à criação, manutenção e atualização de bibliotecas públicas e escolares.

Assim sendo, como importante ferramenta de transformação social, a leitura também é o centro de projetos que têm como objetivo o incentivo literário. Nesse sentido, bibliotecas comunitárias, ações para a publicação de livros de estudantes, contação de histórias, livrarias com curadoria e bibliotecas itinerantes são alguns exemplos.

Kombiblioteca: literatura sobre quatro rodas

A Kombiblioteca é um projeto que pretende criar uma caravana literária com contação de histórias e projeções gratuitas em lugares públicos. A iniciativa foi idealizada pela educadora Fabiana Côrtes Carvalho Pepino.

“A ideia é democratizar o acesso a livros novos e atuais. Por meio da criação de uma biblioteca com espaço de leitura ao ar livre. Assim, poderemos combater o prejuízo à saúde mental e emocional das pessoas. Uma vez que deixando de ler, elas deixam de desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, o foco, a concentração, a interpretação e a memória”, comenta.

Por meio da iniciativa, Fabiana pretende mediar encontros entre diferentes gerações. Bem como reconectá-las ao prazer pela leitura em um ambiente aconchegante e acessível. E que conte com obras que valorizam a diversidade.

“Em minha experiência acadêmica, me deparei com lacunas no acervo de bibliotecas. E nas referências bibliográficas, que nunca incluíam autoras negras. Ou livros que abordassem questões raciais ou de gênero. Diante da urgência de avançarmos socialmente nessa pauta, a curadoria é antirracista e feminista. Com livros que promovem reflexões. E autoras e autores comprometidos com o respeito à diversidade, à promoção da igualdade e aos direitos humanos”, afirma.

Fabiana explica que o projeto está em processo de financiamento coletivo. Além disso, tem como meta arrecadar o suficiente para realizar a primeira caravana nos próximos meses.

“As pessoas se encantam com a proposta da Kombiblioteca. E com o seu potencial de transformação social. Mesmo sem se deparar com a Kombi. A caravana literária está prevista para circular a partir de abril”, complementa.

Acesse a página do financiamento coletivo para contribuir com a iniciativa. Além de fazer a Kombiblioteca circular pelas ruas do país, incentivando a leitura.

Projetos de incentivo à leitura: startup de miniescritores e leitores

A startup SuperAutor tem como missão transformar a vida de jovens estudantes por meio da leitura e da educação. Dessa maneira, estabelece parcerias com instituições de ensino públicas e privadas. A iniciativa estimula que alunos criem suas próprias histórias e as transformem em livros. Para que sejam apresentados e vendidos em noites de autógrafos.

“A recepção é sempre incrível. Os alunos ficam orgulhosos de verem a história que desenvolveram ser transformada em um livro de qualidade profissional. As famílias se emocionam no evento de autógrafos. Temos casos em que o livro produzido pelo aluno é o primeiro a entrar na casa da família”, revela Abner Contaldo, gerente de Marketing da startup.

Em 2021, o projeto somou 52 mil exemplares. Bem como beneficiou 21,8 mil alunos e 258 instituições no Rio de Janeiro. A iniciativa impactou a vida de crianças e de suas famílias por meio do letramento, do desenvolvimento da criatividade e do estímulo à literatura.

“A leitura é fundamental para a construção de conhecimento, compreensão de mundo e criatividade. Além de outras habilidades necessárias para a socialização. E para o desenvolvimento de capacidades analíticas e profissionais no futuro”, complementa.

Devido à pandemia, a startup desenvolveu uma plataforma on-line. Nela, estudantes e seus responsáveis podem construir livros sem sair de casa. No site, também é possível cadastrar gratuitamente instituições de ensino no projeto.

“Leitura exige concentração, tempo e análise ativa. Em um mundo altamente digitalizado, crianças e jovens precisam ser apresentados à leitura de forma inovadora. Como uma atividade importante e prazerosa. Assim, o SuperAutor convida esse público a ser participante ativo no processo de criação do livro. Servindo como porta de entrada para o universo da leitura”, afirma Abner.

Projetos de incentivo à leitura: uma ferramenta de transformação social