E-book sobre competências socioemocionais, cartilha de conscientização sobre a Covid-19, roteiros de estudo e diversos outros conteúdos apoiaram educadores ao longo do ano. Confira!
O ano de 2020 foi marcado por diversos desafios para a sociedade, principalmente no campo da educação. A pandemia do novo coronavírus antecipou processos que já vinham acontecendo no setor, provocando novas necessidades de reinvenção e de adaptação.
Mais do que uma tendência, a comunidade escolar encarou o ensino remoto como uma realidade. Em um cenário de desigualdades, foi necessário se apoiar no compartilhamento de informações, experiências e inspirações.
Alinhada a essa necessidade, a Fundação Telefônica Vivo contribuiu com a disseminação de conhecimentos por meio de seu acervo digital disponível gratuitamente. São diversos tipos de conteúdos voltados para educação, tecnologia, empreendedorismo e voluntariado, em diferentes formatos, reunidos em um só lugar e fácil de acessar.
A seguir, confira os conteúdos de destaque no nosso acervo em 2020.
Grandes Pensadores da Educação: uma construção do conhecimento inovador da educação da teoria à prática (E-book)
O e-book reúne nomes como Jean Piaget, Maria Montessori e Paulo Freire para mostrar como esses pensadores, pedagogos e educadores continuam a impactar as práticas pedagógicas até os dias de hoje com suas teorias.
Com uma linguagem mais objetiva e visual para facilitar o entendimento de informações úteis, o material funciona como um guia de consulta sobre práticas pedagógicas mais eficientes e inspiradoras.
Competências Socioemocionais: o que são e como podem contribuir para o desenvolvimento dos estudantes (E-book)
Ajudar os estudantes a conhecerem seus próprios limites e os dos outros; a tomar decisões conscientes; a lidar com desafios e a resolver problemas complexos dentro da escola ou fora dela são exemplos de competências socioemocionais.
Educadores que trabalham essa temática contribuem para a formação integral dos estudantes, um dos norteadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de abrirem um importante espaço para falarem sobre sentimentos e emoções.
Guia Meu Nome é Coronavírus (Cartilha Infantil)
Com a intenção de conscientizar sobre o Covid-19, a Fundação Telefônica Vivo lançou, por meio de seu Programa de Voluntariado, o guia Meu Nome é Coronavírus, escrito pela psicóloga infantil Manuela Molina.
As ilustrações vivas e coloridas se aproximam do universo infantil, descrevendo com elementos lúdicos as características do vírus e, o mais importante: ensinando maneiras de prevenção para que as crianças criem hábitos como lavar as mãos.
5 ferramentas para educadores trabalharem a criatividade (Vídeo)
O contexto do isolamento social colocou a tecnologia como parte diária da vida do educador e buscar formas rápidas e práticas para inovar no ensino remoto tornou-se um desafio a mais.
Pensando nisso, separamos 5 ferramentas para incentivar a criatividade e contribuir com o engajamento dos estudantes a distância.
Assista ao vídeo e confira as dicas!
Roteiros de estudo para educadores do Escola Digital e potencialize o ensino remoto (Vídeo)
Com a adoção do ensino remoto, muitas práticas educacionais precisaram ser adaptadas a diferentes realidades. Os roteiros de estudo da plataforma Escola Digital servem como um recurso para apoiar educadores e estudantes neste cenário, incentivando a troca de conhecimentos, colaboração e novos hábitos de aprendizagem.
Assista ao vídeo e saiba mais!
Conheça a página do acervo digital da Fundação Telefônica Vivo e acesse todos os conteúdos disponíveis!