As ações de voluntariado voltaram a ser realizadas presencialmente depois de dois anos e beneficiaram cerca de 37.600 pessoas em todo o país. Confira os principais resultados!

#ProgramadeVoluntariado#Voluntariado

Imagem mostra grupo de 19 voluntários, entre homens e mulheres, reunidos em uma instituição. Eles usam camiseta azul com a frase Eu sou voluntário Telefônica

Colaboradores da Vivo de todas as regiões do país se reuniram, no dia 23 de setembro, com muita emoção, sorrisos, abraços e afeto na 18ª edição do Dia dos Voluntários Telefônica Vivo. Após dois anos, o evento voltou a ser realizado no formato presencial. Assim,  7.941 colaboradores se mobilizaram em diversas ações de voluntariado realizadas em 61 entidades. Todas elas localizadas em 49 cidades brasileiras.

E 70% das instituições beneficiadas são voltadas à educação. Nesse sentido, estão alinhadas ao compromisso da Fundação Telefônica Vivo de apoiar a educação pública.

“Além de celebrar a volta do modelo presencial, as instituições estão totalmente conectadas com a atuação do pilar social da Vivo. O que mostra o quanto o voluntariado a serviço da educação pública faz parte da estratégia da companhia. Assim, a iniciativa aproxima a empresa das comunidades onde atuamos. E ainda reforça nosso compromisso em estimular a cidadania”, explica Americo Mattar, Diretor Presidente da Fundação Telefônica Vivo.

O Dia dos Voluntários é um projeto global que envolve os colaboradores de todas as empresas do Grupo Telefônica. De fato, mobilizando esforços e atuando em ações de solidariedade que se concretizam em um único dia. Após terem sido preparadas ao longo de todo o ano. No Brasil, a iniciativa contribui para a melhoria e desenvolvimento de instituições beneficiadas pelo Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo.

Confira os principais resultados do Dia dos Voluntários 2022:

Integração e engajamento

O Dia dos Voluntários é um marco no calendário da Vivo. De fato, as ações de voluntariado promovem a integração entre os colaboradores. Ao mesmo tempo, aproxima os voluntários dos beneficiários das instituições participantes, que têm suas realidades transformadas a partir das atividades solidárias.

O engajamento dos colaboradores no evento é surpreendente. Para se ter uma ideia, 90% das vagas disponíveis para as ações de voluntariado em São Paulo foram preenchidas em 24 horas.

Além dos projetos dedicados à educação, iniciativas voltadas à assistência social, diversidade e saúde também foram beneficiadas pelo DVT.

Durante todo o Dia dos Voluntários, os colaboradores realizaram capacitações de jovens e adultos. E trabalharam na criação de laboratórios de informática, na montagem de bazar social e na adequação de espaços para acessibilidade

Do mesmo modo, arregaçaram as mangas para realizar intervenções como reformas elétricas, pinturas e manutenção. Assim como marcenaria e consertos em geral

Ações de voluntariado digital

Praticar a solidariedade no Dia dos Voluntários é possível para todos os colaboradores que têm o desejo de transformar a realidade do próximo. Nesse sentido, quem não pôde participar das atividades presenciais teve a chance de realizar o voluntariado digital.

E isso aconteceu por meio das missões do Game do Bem. A plataforma gamificada e colaborativa disponibiliza missões para conscientização e mobilização, trazendo novas perspectivas à propagação de causas, através das redes sociais e ambientes virtuais. Por exemplo, o cadastramento de notas fiscais doadas.

“Ser voluntário implica em ter muito trabalho, muita vontade de fazer acontecer. Mas, ao mesmo tempo, toda essa energia racional só funciona se partir do coração. A cultura do voluntariado não nasce pronta. Vai se construindo aos poucos. Quanto mais se pratica, mais contagiante é”, declara Renato Gasparetto, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo.

Cerca de 8 mil colaboradores participam das ações presenciais no Dia dos Voluntários