As ações do Dia dos Voluntários beneficiaram 59 instituições em 45 cidades brasileiras. Pela primeira vez, os familiares dos colaboradores da Vivo puderam vivenciar o dia de solidariedade e participar das atividades
Praticar o bem em prol de uma sociedade mais justa e igualitária foi um dos propósitos que motivaram os voluntários que participaram da 19ª edição do Dia dos Voluntários Telefônica, a maior ação de voluntariado corporativo do Brasil, realizado em 25 de agosto. Este ano, mais de 9.500 voluntários arregaçaram as mangas em diversas atividades em 59 instituições, localizadas em 45 cidades brasileiras. 70% das instituições beneficiadas foram de educação, entre elas 10 escolas públicas. Mas as ações do Dia dos Voluntários ocorreram também em organizações voltadas à assistência social, à diversidade e à saúde.
Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo, acompanhou as atividades realizadas na Escola Estadual Alberto Torres, dedicada a jovens de 14 a 17 anos, em São Paulo (SP). A adequação do novo espaço do laboratório de Ciências foi uma das intervenções feitas no local.
“A causa da Fundação Telefônica Vivo é a educação pública. Por isso, quase todas as instituições atendidas tinham esse foco. Para mim, foi uma oportunidade de passar o dia conversando com estudantes do Ensino Médio, professores e gestores escolares”, declara Lia.
O Dia dos Voluntários é um projeto global que envolve os colaboradores de todas as empresas do Grupo Telefônica, mobilizando esforços e atuando em ações de solidariedade que se concretizam em um único dia, após terem sido preparadas ao longo do ano. No Brasil, a iniciativa contribui para a melhoria e desenvolvimento de instituições beneficiadas pelo Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo.
Leia também: Dia dos Voluntários: um ato de cidadania pela educação
Dia dos Voluntários 2023 em números
Família e diversidade
Em ação inédita no Dia dos Voluntários 2023, os colaboradores puderam convidar seus filhos, cônjuges, pais, mães e irmãos para vivenciarem um dia de solidariedade. Além disso, contribuir com os projetos que beneficiaram aproximadamente 30 mil pessoas em todo o país.
Pessoas diversas, que representam todas as vozes da sociedade, enriqueceram o Dia dos Voluntários em intervenções como revitalização de espaços, pinturas, adequações para acessibilidade e criação de laboratório de ciências, matemática, informática, robótica e espaço maker.