Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Cerca de 37.600 pessoas foram beneficiadas pelas ações presenciais de voluntariado. Educação foi a principal causa atendida, em linha ao compromisso da Fundação Telefônica Vivo de apoiar a educação pública

#ProgramadeVoluntariado#Voluntariado

Imagem mostra grupo de voluntários e de estudantes reunidos em um espaço fechado durante o Dia dos Voluntários. As pessoas estão aplaudindo a fala de um jovem que está em pé à frente de todos

Em todo o país, para os colaboradores da Vivo, o clima era o mesmo no Dia dos Voluntários: euforia pela volta do voluntariado clássico, aquele do olho no olho, do contato com os beneficiários das instituições, da gargalhada contagiante, da lágrima correndo de emoção.

Mas para que o DVT aconteça, a equipe da Fundação Telefônica Vivo e dos Comitês de Voluntariado trabalham durante meses. Nesse sentido, realizam desde a escolha das instituições, até o levantamento das necessidades de cada uma delas e a mobilização de parcerias e doações.

“Hoje é um dia de coroação de todo o trabalho realizado ao longo desse caminho bonito de voluntariado. O sentimento que me define é gratidão por ter a honra de retomar presencialmente esse projeto incrível”, diz, com lágrimas nos olhos, Alessandra Mondenini, Gerente de Projetos Sociais – Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo. Um dia antes do evento, ela fez questão de ligar para cada um dos 61 embaixadores do programa para desejar boa sorte.

O retorno às ações presenciais de voluntariado proporcionou momentos especiais. Como o presenciado por Ana Tereza Ribeiro, Embaixadora do Comitê de Voluntariado de Goiânia (GO), no Centro Espírita “O Consolador”. A instituição oferece atividades extra-curriculares para crianças de 3 a 11 anos, além de assistência social e reforço escolar.

“Achei emblemático e poético ver um voluntário proteger a criança que plantava vida para gerações futuras”, afirma. “E foi emocionante acompanhar o engajamento de todos os participantes, que estavam completamente dedicados em suas atividades e na interação com os integrantes da instituição. A entrega de cada voluntário com as crianças e com o projeto foi movida à empatia e amor à causa”.

Desde 2018, o Comitê de Voluntariado de Goiânia está envolvido na construção de um prédio com várias salas de aula na instituição. Assim, a entrega do projeto ocorreu este ano na 18ª edição do Dia dos Voluntários, realizada em 23 de setembro.

A seguir, confira alguns dos momentos mais marcantes do Dia dos Voluntários 2022:

 

Ações presenciais de voluntariado: troca de experiências com estudantes 

Em Belém (PA), as ações presenciais de voluntariado ocorreram no Instituto Peabiru, que fomenta o protagonismo de grupos sociais da Amazônia.

“O projeto incentiva os alunos a fazerem iniciação científica. Por isso, nada melhor do que levar os voluntários para vivenciar o mesmo que as crianças atendidas. Trabalhamos na melhoria do Parque Zoobotânico e em atividades de conscientização e preservação do meio ambiente”, conta Fernanda Ewerton de Sousa Rabelo, Embaixadora do Comitê de Belém.

“O que mais me emocionou foi a força de vontade de todos os 150 voluntários que participaram na instituição para que tudo saísse perfeito. Foi lindo de ver”, relata.Do mesmo modo, o trabalho na Escola Estadual Alberto Torres, em São Paulo (SP),  foi bastante colaborativo. A escola atende 385 estudantes, de 15 a 17 anos. Cerca de cem deles se uniram aos 200 voluntários para executar ações presenciais de voluntariado em várias frentes.

“O que eu mais gostei foi de conhecer pessoas simpáticas, com um poder de fala que inspira. Adorei conhecer a experiência de vida desses voluntários”, diz Nathalie Santana, que cursa o 3º ano do Ensino Médio.

Foi justamente essa troca que chamou a atenção de Lia Roitburd, gerente de projetos sociais – Ensino Médio e Políticas Públicas, da Fundação Telefônica Vivo.

“O DVT é um processo participativo que vai ficar marcado para os estudantes das escolas assistidas. Porque eles enxergam pessoas doando seu tempo para fazer o bem. Esse compartilhamento de experiências ajuda os jovens a pensarem em seus projetos de vida e em seus sonhos. E os voluntários que participam também percebem que o nosso olhar para a escola é de um lugar de desenvolvimento, de construção coletiva. Todo mundo fica marcado positivamente”, afirma.

 

Internet das coisas e futuro do trabalho 

A organização social Aldeia do Futuro oferece há quase 30 anos cursos de capacitação profissional para jovens de Americanópolis, bairro da zona sul da capital paulista. Este ano, a instituição foi uma das beneficiadas pelo DVT. Nesse sentido, após o Comitê de Voluntariado fazer o levantamento das necessidades da entidade, como parte das ações de realizadas a principal entrega foi a reforma do laboratório de informática, que também foi equipado com 32 computadores, entre desktop e notebooks.

Durante dois meses, o voluntário Vitor Cavalcante e três colaboradores da sua equipe se empenharam para montar o espaço com tecnologia IoT (Internet das Coisas) na instituição. Assim, usaram um conceito de casa inteligente que permite realizar por comando de voz diversas funções. Por exemplo, acender as luzes e controlar a televisão e o ar-condicionado.

“Estou achando o DVT muito além do que eu imaginava. E ter conseguido implementar tanta coisa neste espaço para os estudantes, com o envolvimento da equipe, foi fantástico!”, disse.

“Fizemos muitas ações de voluntariado na Aldeia do Futuro. Mas acredito que o laboratório de informática vai trazer grande impacto para a vida dos assistidos. Porque ele traz esse conceito de automação que é o futuro do trabalho. Desse modo, vamos criar um módulo de automação e conectividade para preparar 70 jovens a atuarem nesse mercado, ainda pioneiro no Brasil”, descreve Rodrigo de Freitas, Embaixador do Comitê de Voluntariado de São Paulo.

Na instituição, foram entregues nove espaços reformados pelos voluntários. A coordenadora dos programas educacionais da Aldeia do Futuro, Sheila de Oliveira, destaca que o DVT impacta não só a instituição, mas também a comunidade local.

“Com essa parceria, conseguimos conectividade que antes não tinha no território. Além disso, ver que nossos estudantes estão sendo empregados pela Vivo faz com que a comunidade desenvolva um senso de pertencimento que antes não tinham pela condição de vulnerabilidade de muitos deles”.

Foco em empregabilidade

Em São José do Rio Preto (SP), o grupo de voluntários que atuou no Instituto As Valquírias comemorou a contratação de três jovens da comunidade pela empresa Betta Global Partner e de um jovem para a vaga de Aprendiz no escritório da fábrica de software Damandanet.

As duas empresas são parceiras da Vivo nas ações realizadas no Dia dos Voluntários. Em uma etapa anterior ao DVT, os jovens assistidos pela instituição participaram de um processo seletivo aberto pela Vivo com as companhias parceiras.

“Este ano, o DVT foi diferente dos anos anteriores. Porque pude presenciar a transformação real na vida dos moradores da favela Marte. Quando saímos da zona de conforto, conseguimos gerar impacto na sociedade. E, consequentemente, engajar cada vez mais pessoas”, relata Fabrizio Spegiorin Bijotti, Embaixador do Comitê de São José do Rio Preto.

As ações do DVT às crianças e jovens beneficiados pelo Instituto Valquírias envolveu oficinas de desenho e contação de histórias, reforma da sala de Games. Além de palestras sobre empregabilidade com temáticas diversas, como empreendedorismo artístico e desenvolvimento de competências sociocomportamentais.

 

Leia mais: Quiz: qual tipo de trabalho voluntário mais combina com você?

O que diz quem participou do Dia dos Voluntários 2022?

Cerca de 8 mil colaboradores se mobilizaram em diversas ações presenciais de voluntariado realizadas em 61 entidades, beneficiando 37.600 pessoas de 49 cidades brasileiras. Confira como foi o DVT, de acordo com voluntários que fizeram parte da 18ª edição.

Dia dos Voluntários: 70% dos projetos beneficiados são relacionados à educação
Dia dos Voluntários: 70% dos projetos beneficiados são relacionados à educação