Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conheça o app Matraquinha e outros exemplos que ajudam na comunicação infantil de crianças autistas, com Síndrome de Down ou com Transtorno de Déficit de Atenção

#Educação#Inclusão#Listas

imagem mostra uma criança com um celular na mão, onde se vê o nome do aplicativo Matraquinha

Engatinhar, bater palma e comer sozinho são alguns marcos do desenvolvimento infantil. Eles variam de criança para criança, mas pais e cuidadores precisam estar atentos caso haja retardos significativos. O atraso na fala, por exemplo, é um dos principais sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na criança, e foi justamente essa demora que inquietou os pais do pequeno Gabriel.

“O desenvolvimento dele estava de acordo com o esperado para a sua idade, exceto por uma questão, ele não falava nenhuma palavra. Depois de meses de investigação, recebemos o diagnóstico de autismo”, conta o pai, Wagner Yamuto. Nessa época, o garoto tinha dois anos de idade.

Ao lado da sua esposa Grazy, Wagner tem dois filhos, Gabriel, hoje com 12 anos, e Thata, de três anos. Ambos foram adotados com dez meses de vida.

A família tinha o receio de que Gabriel não viesse a falar, mas, junto a uma fonoaudióloga, os pais perceberam que a comunicação ia muito além da oralização das palavras. O menino passou a se comunicar por meio de um fichário com imagens, apontando para aquilo o que desejava. “Um simples gesto indicando algum objeto ou lugar já faz parte de uma comunicação funcional”, explica Wagner.

Apesar de efetivo à sua proposta, o fichário tinha algumas limitações, como a dificuldade de manuseio e transporte. “Sempre pensei em alguma solução para ajudar na comunicação do meu filho, mas não tínhamos conhecimento técnico para criar um sistema com essa finalidade”, conta o pai.

Anos depois, Adriano, irmão de Wagner e analista de sistemas, começou a estudar o desenvolvimento de criação de aplicativos. “Nesse momento, me lembrei da ideia de criar um site e perguntei a ele se poderíamos tentar desenvolver um app para ajudar na comunicação do Gabriel”. Foi desse desejo que o aplicativo Matraquinha foi criado em julho de 2018.

Ao lado da sua esposa Grazy, Wagner tem dois filhos, Gabriel, com 12 anos, e Thata, de 3 anos.

Matraquinha é um aplicativo de comunicação alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo, ou que possuam dificuldades verbais, a transmitirem seus desejos e sentimentos. O seu funcionamento é bem simples: a comunicação da criança autista é feita através de figuras que, ao serem clicadas, reproduzem em áudio o que o pequeno deseja transmitir.

As imagens estão organizadas em diversas categorias, como emoções, comida, diversão, lugares, escola, entre outras. O app é gratuito, pode ser usado offline e está disponível na Google Play Store e Apple Store.

Usando o aplicativo, Gabriel passou a se comunicar com maior assertividade, o que melhorou muito a sua convivência com a família e permitiu a ele ser mais independente e autônomo. “A nossa dinâmica familiar melhorou 200%. As crises diminuíram consideravelmente, pois agora Gabriel se faz entender”, compartilha Wagner.

Mais de 190 mil crianças e adolescentes já puderam expressar suas emoções, sentimentos e necessidades através do Matraquinha, sendo que o tempo médio de uso do app é de cerca de 19 minutos diários. “Esse é um indicativo de que a criança autista tem muito mais a falar do que imaginamos”, afirma o fundador da tecnologia.

 

Plataformas para ajudar na comunicação das crianças

Assim como o Matraquinha, existem muitas plataformas que apoiam a comunicação e o desenvolvimento da criança autista ou que necessita de estimulação cognitiva. Confira a lista!

Que-fala!

Aplicativo apoia o desenvolvimento de crianças com autismo
Divulgação

O Que-fala! é uma prancha de comunicação digital para tablets, smartphones e computadores. Ele facilita a comunicação de pessoas com deficiências que afetam a fala, e a criança autista pode ser uma beneficiada. Nessas pranchas digitais, postam-se imagens que fazem parte do cotidiano da criança, como suas comidas preferidas, opções de lazer, livros ou programas de TV. O usuário seleciona as figuras que correspondem ao que ele quer dizer, podendo inclusive montar pequenas frases.

 

SofiaFala

software SofiaFala
Divulgação

O software SofiaFala ajuda a aprimorar a comunicação verbal daqueles que têm dificuldade no desenvolvimento da fala, como pessoas com síndrome de Down. Capta sons e imagens produzidos durante a execução do exercício fonoaudiológico e, depois, os analisa, oferecendo dois tipos de respostas sobre a performance do usuário: uma lúdico-educacional, com orientações para o paciente e/ou responsável pelo treino; outra com dados métricos e estatísticos para o fonoaudiólogo avaliar, acompanhar e orientar a evolução clínica do usuário.

Hércules e Jiló

software educativo
Divulgação

O software educativo “Hércules e Jiló no Mundo da Matemática em uma Perspectiva Inclusiva” tem como objetivo a alfabetização matemática de crianças com necessidades educativas específicas. Está estruturado em dez jogos lúdicos pedagógicos, dos quais cinco são Jogos Virtuais, para serem jogados no computador, e cinco são Jogos Concretos, para serem recortados e montados.

As atividades estão baseadas nos conhecimentos matemáticos presentes no currículo de alfabetização matemática da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

 

Fofuuu

Aplicativo apoia o desenvolvimento de crianças com autismo
Divulgação

A empresa de impacto social Fofuuu desenvolveu uma plataforma e um aplicativo gamificado com intuito de estimular a fala e o desenvolvimento da comunicação infantil. O foco são crianças de dois a cinco anos com distúrbios na comunicação, devido a motivos como atraso no desenvolvimento da linguagem, lábio leporino, surdez ou autismo. O aplicativo contém jogos infantis multissensoriais, lúdicos e divertidos e pode ser usado tanto por fonoaudiólogos quanto pelos pais.

 

Jade Autism

Aplicativo apoia o desenvolvimento de crianças com autismo
Divulgação

O Jade Autism é um aplicativo para tablet, smartphone ou computador desenvolvido para estimular funções cognitivas de crianças com autismo. Isso é feito por meio de jogos de associação com figuras que fazem parte do dia a dia de toda criança. Enquanto o pequeno joga e se diverte, a plataforma também lê o comportamento do usuário, gerando dados que criam um relatório de desempenho que pode ser usado pelos profissionais que acompanham o desenvolvimento do menor.

Além de crianças com transtorno do espectro autista, o aplicativo Jade pode ser usado por aquelas que necessitam de estimulação cognitiva, como crianças com síndrome de Down ou com Transtorno de Déficit de Atenção.

 

Aplicativo apoia o desenvolvimento de crianças com autismo
Divulgação

Utilizando fundamentos da metodologia TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação), o aplicativo ABC Autismo auxilia o processo de aprendizagem de crianças autistas por meio de divertidas atividades. O app é baseado em quatro níveis de dificuldade.

 

Aprendendo com Biel e seus amigos

imagem da professora e pedagoga Marina Salva
Divulgação

Este é um jogo gratuito desenvolvido para crianças com autismo e outros atrasos no desenvolvimento. O aplicativo se inspira na vida do personagem Biel e oferece atividades que estimulam desde habilidades da linguagem, leitura, escrita e matemática, até orientação para atividades da vida diária, como a organização de uma rotina.

Aplicativo apoia o desenvolvimento da criança autista
Aplicativo apoia o desenvolvimento da criança autista