Realizei uma atividade de colagem com meus alunos de 5° ano, crianças entre 10 e 11 anos. Esta atividade teve por objetivos produzir colagens sobre o tema trabalho infantil, estimulando a expressão visual referente a este tema.

Para a atividade de colagem utilizamos diversos materiais, como: revistas, jornais, figuras de livros velhos, papéis coloridos diversos, cola, tesouras, papél sulfite, canetinhas, lápis de cor e tinta.

Inicialmente dividi a turma em grupos pequenos e sugeri a eles que produzissem propagandas através dos materiais dispostos sobre qualquer tema, de início era uma atividade livre. Surgiu muitos temas de colagens, como: família, lojas, datas comemorativas e viagens. Foi muito divertido, as crianças são muita criativas e não necessitaram muito de ajuda, o tema livre para as crianças foi de fácil produção.

No segundo momento da atividade, sugeri que eles individualmente produzissem colagens referente ao tema: Combate ao Trabalho Infantil. Antes de iniciar a colagem discutimos sobre o assunto, no qual cada um expôs sua opinião e o que já ouviu falar sobre este assunto. Então, após a conversa, os alunos iniciaram o trabalho. Alguns alunos tiveram mais dificuldade para encontrar material necessário sobre o assunto, no qual então, necessitou usar a criatividade e elaborar montagens com as figuras encontradas. Criatividade não faltou! Depois da conclusão da atividade, fizemos uma exposição dos trabalhos na sala de aula, algumas colagens ficaram muito interessantes e expressivas, outras menos criativas, porém, acredito que para todos, esta foi uma atividade muito valiosa e rica em informações, pois trouxe resultados como: conscientização sobre o problema e estímulos para fazer algo sobre o tema.

Atividade de colagem: Combate ao Trabalho Infantil