Assunto é tema do episódio de estreia da 2ª temporada do Pense Grande Podcast, da Fundação Telefônica Vivo. Saiba mais!

Como você está se sentindo hoje? Está prestando atenção no que seu corpo fala? No meio de todas as obrigações, você separa um tempo para fazer atividades que lhe dão prazer e para estar com as pessoas que gosta? Refletir sobre todas essas questões faz parte do que é chamado de autocuidado.

Mais do que um termo da moda, o autocuidado é essencial para fortalecer a saúde física, emocional e mental, especialmente para quem está empreendendo esforços no próprio negócio. Por isso, esse é o tema do episódio de estreia da 2ª Temporada do Pense Grande Podcast.

Oferecida pela Fundação Telefônica Vivo, a nova temporada estreia dia 7 de agosto e segue até outubro, com um novo episódio a cada quinze dias. Os temas foram escolhidos por votação popular e serão sempre debatidos por jovens empreendedores que, com sua experiência, vão inspirar quem deseja seguir por essa jornada.

No episódio Autocuidado: Respiro e conto até 10?, o bate-papo descontraído foi conduzido por Mariana Campanatti, fundadora da rede Imagina Coletivo, com a participação das psicólogas Ariadne Senna (Transformador Escolab) e Elânia Francisca (A Bordar Espaço Terapêutico), e do empreendedor Tony Marlon (fundador do Historiorama).

Os participantes descontruíram a ideia de que o sucesso só vem depois de trabalhar 24 horas por dia e de que o bem-estar não é prioridade. Também compartilharam dicas, a partir da experiência de cada um, de estratégias para cuidar mais de si mesmo.

Mas, afinal, o que é autocuidado?

“É o momento em que você está sendo extremamente generoso com você mesmo. Sabe aquela ideia de dar uma pausa no mundo?”, define Tony, que tem se dedicado a liberar a agenda para pequenas coisas que fazem grandes diferenças, como assistir um jogo de futebol com o pai ou cozinhar para si mesmo.

A psicóloga Ariadne lembra que é preciso entender o autocuidado como um direito que todos nós temos de olhar para nossas próprias necessidades e tirar um tempo para satisfazê-las.

“Muitas vezes a gente é soterrado pela rotina, pelas demandas do mundo. Temos que encontrar brechas, traçar estratégias para que a gente não adoeça. Assim, vamos construindo formas de convívio e de vida mais saudáveis”, diz.

Autocuidado tem tudo a ver com autoconhecimento, como define Elânia. “Não é algo estruturado que precisa de um profissional para ensinar como você deve se cuidar. Tem mais a ver com o entendimento do próprio corpo, como se ele fosse um terreno para novas descobertas. É sempre um processo contínuo de se conhecer, de se entender no contato com as outras pessoas”.

Deu para entender por que é importante refletir sobre esse assunto? Então não perca tempo e confira o bate-papo completo no Pense Grande Podcast.

O que vem por aí

Fique de olho nos próximos assuntos que serão discutidos no Pense Grande Podcast!
. Empreendendo minhas causas

Com Mariana Camargo, Thamyra Thamara e João Souza (moderador)

. Os caminhos para o impacto social

Com Gustavo Silvestre, Taynara Alves e JP Amaral (moderador)

. Investidor, vamos tomar um café?

Com Lemuel Simis, Viviane Ferreira e Gabriela Mendes (moderadora)

. Dá para falar a minha língua?

Com Ana Paula e Itala Herta, Pedro Borges (mediador)

. Cultura Maker e empreendedorismo têm a ver?

Com Fernanda Tosta, Ana Carolina da Hora e Miguel da Hora (mediador)

Autocuidado: por que o tema é a tendência da vez