A escritora Heloisa Prieto, uma das principais autoras de livros infantojuvenis do país, participa de chat no portal Pró-Menino, da Fundação Telefônica, nesta quinta-feira (28), a partir das 14h. Ela conversará com os internautas que querem participar do 7º Concurso Causos do ECA, dando sugestões e mostrando como contar uma boa história envolvendo o tema crianças e adolescentes.

Formada em Letras e mestre em Comunicação e Semiótica, Heloisa iniciou sua carreira como professora da Escola da Vila, em São Paulo. Atualmente tem cerca de quarenta livros publicados, dentre os quais se destacam: “De Primeira Viagem”, “Vida Crônica”, “O Jogo da Parlenda”, “A Vida é um Palco” e a “Panela da Paz”, uma homenagem ao seu pai. Além de escrever e pesquisar literatura, ela coordena coleções e antologias como uma tentativa de compor livros que apresentem sensibilidades diferentes.

O concurso Causos do ECA é aberto a todos e premia histórias inéditas de como a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente impactou positivamente a vida de crianças e adolescentes, gerando transformação social. As inscrições podem ser feitas até 6 de junho por meio do portal (www.promenino.org.br).

Histórias serão publicadas
São duas as categorias do concurso no formato texto: “ECA como instrumento de transformação”, voltada para a divulgação de experiências em que a aplicação do ECA tenha transformado a vida de crianças e adolescentes em geral;  e “ECA na Escola”, que prioriza a ação na instituição de ensino e é destinada a promover histórias em que o estatuto tenha sido determinante para mudar uma situação na comunidade escolar. Os textos devem ter entre 2.800 e 6.000 caracteres e podem ter mais de um autor.

Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. Assim, será concedido prêmio de R$ 15 mil para os primeiros colocados; de R$ 10 mil, para os segundos e de R$ 5 mil para os terceiros lugares. A escolha das 20 histórias finalistas se dará por um Comitê de Avaliação formado por pessoas atuantes na área da infância e juventude e da área de literatura. Entre os critérios adotados para a seleção, estão a relevância e a aplicação do ECA na história; o exemplo de cidadania; a transformação da realidade da criança ou do adolescente;  a criatividade de apresentação da história; e o uso correto da língua portuguesa. Os 20 “causos” finalistas serão veiculados em uma publicação impressa e outra em meio digital.

A sexta edição do concurso, realizada em 2010, registrou um total de 1.196 histórias inscritas e participação de todos os Estados brasileiros. Os “causos” abordaram diversos temas, como abandono e negligência, atos infracionais, medidas socioeducativas, precariedade da situação familiar, inclusão escolar, violência doméstica e protagonismo juvenil. Desde sua primeira edição, o concurso já soma mais de 3.500 histórias.

O concurso Causos do ECA é uma iniciativa da Fundação Telefônica com a gestão executiva do Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), da FIA (Fundação Instituto de Administração) e é desenvolvido em parceria com a Andi e com o Canal Futura. O concurso conta com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Chat com a escritora Heloisa Prieto trará dicas para participar do Causos do ECA