O projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo, vai atender 100% da rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão, com 15.456 estudantes beneficiados e 56 escolas

Imagem mostra professores do projeto Aula Digital em forção em Viamão

Em 16 de julho, a Fundação Telefônica Vivo lançou o Aula Digital em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). O projeto vai atender 100% da rede municipal de Ensino Fundamental, com 15.456 estudantes beneficiados e 56 escolas. O lançamento marcou a ampliação do projeto no Brasil, com a entrada de mais um território de atuação, além do Estado de Sergipe e da cidade de Manaus.

Com o Aula Digital, os educadores, gestores escolares e coordenadores têm acesso a formações sobre práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais e sociais baseadas no conceito de inovação educativa.  Assim, o evento em Viamão também celebrou o início da formação de 1.500 professores, com oficinas presenciais com os temas Papel do Professor, Espaços Diferenciados, Projeto de Vida e Personalização.

A ideia é incentivar o debate sobre assuntos ligados à inovação para ampliar o repertório dos educadores, oferecendo ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizada e inspiração de novas experiências educacionais.

Durante o lançamento, o gerente do projeto Rubem Saldanha assinou o termo de colaboração da iniciativa junto à Secretaria da Educação. Em sua fala, ele ressaltou a importância de levar em conta o contexto local no desenvolvimento do projeto.

“A cocriação é a parte mais importante do processo. Nas formações, envolvemos os professores, gestores e técnicos das secretarias. Não adianta o professor pensar em inovação, se não tem apoio da gestão, e não adianta a gestão querer inovar, se não receber apoio da secretaria”.

União

Entre os educadores que acompanhavam o evento na plateia, estavam Felícia Silveira, coordenadora pedagógica e professora do 1º ano do Ensino Fundamental, e Ivana Bergmann, professora de inglês, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi.

Ivana disse que considera o projeto muito interessante, pois os alunos já são digitais. “Nós precisamos buscar informações para acompanha-los”, disse. Felícia concordou com a colega: “Mesmo sem o kit tecnológico, nós já estamos inovando, pois com as formações mudamos a nossa maneira de olhar”.

Viamão

A atuação da Fundação Telefônica Vivo em Viamão teve início em 2013, com a EMEF Zeferino Lopes de Castro (ZLC), na zona rural, como parte do projeto Inova Escola. Agora, a escolha do município para a participação do Aula Digital significa a expansão e aprofundamento para toda a rede, visando o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI aos pequenos gaúchos.

O projeto

O projeto Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica e da Fundação Bancária La Caixa, que tem como objetivo melhorar as oportunidades das crianças na África, Ásia e América Latina por meio da educação incorporando a inovação nas escolas com tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

Com o Aula Digital, além das instituições de ensino receberem kits tecnológicos com computadores, tablets e projetores, é parte fundamental do projeto a formação dos educadores, a experimentação de novas práticas pedagógicas, despertando, assim, o protagonismo do professor, ampliando seu repertório e desenvolvendo novas habilidades e competências junto aos alunos. A iniciativa está presente em Viamão, Manaus e em mais 30 municípios do Estado de Sergipe.

Cidade de Viamão (RS) integra projeto de inovação na educação