Durante seis semanas, o Climate Action Project uniu jovens e educadores para compartilharem ações de combate ao aquecimento global

Imagine um milhão de jovens se conectando virtualmente e propondo soluções para um dos mais importantes desafios da humanidade: os impactos das mudanças climáticas. Pois isso é possível e aconteceu recentemente com o Climate Action Project, que no Brasil, conta com o apoio do Movimento Todos Pela Educação.

A iniciativa é uma jornada gratuita de seis semanas que permite a educadores e estudantes, de 6 a 22 anos, debatam em escala global temas relacionados ao clima do planeta e coloquem a mão na massa em busca de suas causas, efeitos e possíveis soluções.  Os estudantes são protagonistas, pois com a ajuda de facilitadores, ficam responsáveis por todos os processos. Dessa forma, o projeto visa desenvolver no jovem habilidades como criatividade, empatia, resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico.

O Climate Action Project é realizado há quatro anos e conta com apoio de entidades como ONU (Organização das Nações Unidas), WWF (Fundo Mundial para a Natureza), NASA (Agência aeroespacial dos Estados Unidos) e personalidades internacionalmente conhecidas, como o líder espiritual Dalai Lama e a cientista britânica Jane Goodall, que revolucionou os estudos sobre os primatas.

Unidades do Colégio Positivo, no Paraná, participaram pela primeira vez da iniciativa, que por ser um projeto internacional, teve as atividades realizadas em inglês. Ana Paula Teixeira, coordenadora do Ensino Bilíngue do CIPP – Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo e facilitadora do Climate Action Project nas escolas da rede, conta que foi uma experiência única não só do ponto de vista da aprendizagem e do ensino do inglês, mas também do enriquecimento cultural dos participantes.

“Com a oportunidade de interagir com outras crianças ao redor do mundo, os alunos aprenderam a ver um mesmo problema por outras perspectivas, ampliando sua consciência multicultural e ultrapassando os muros da escola”, diz a educadora.

A educadora Ana Paula Teixeira

Durante o mês de setembro e outubro de 2020, os estudantes recebiam uma pergunta que deveria ser analisada e trabalhada a cada semana. Ao final, eles gravavam um vídeo retratando o que aprenderam e postavam na plataforma. O conteúdo então era apresentado a colegas de outros países. Tanto professores quanto alunos receberam medalhas e certificados digitais.

INICIATIVA REÚNE ESTUDANTES DE TODO O MUNDO EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS