Confira algumas ideias de como comemorar, de forma virtual, a noite de Natal. Saiba também como ações solidárias foram elaboradas para marcar o fim do ano.

#Voluntariado#VoluntariadoDigital

Imagem mostra pai, mãe e filhas fazendo chamada com avós durante o Natal. Os avós aparecem em uma tela de tablet e todos os usam adereços natalinos, como gorro de Papai Noel.

A festa de Natal sempre pressupôs familiares reunidos, jantares fartos e o tradicional amigo secreto.Mas o fim de 2020 tem um desafio inédito: a maior pandemia do século, provocada pela Covid-19.

Pensar em comemorações neste contexto de distanciamento social tem sido difícil. Uma pesquisa do Datafolha, divulgada em 19 de dezembro, revela que 74% dos entrevistados não pretendem se reunir com pessoas que não vivam na mesma casa durante as festas de fim de ano.

Organizar uma festa virtual de Natal é um dos caminhos para não deixar a data passar em branco. Confira algumas sugestões para transformar o dia em um momento divertido e especial.

Karaokê natalino

Para fazer um karaokê à distância, basta criar uma sala em uma plataforma de sincronização de vídeo para permitir que todos os participantes possam assisti-lo ao mesmo tempo. Uma vez que a sala estiver aberta, inclua vários sucessos de karaokê no YouTube para que todos possam cantar juntos!

Amigo secreto virtual

Na noite de Natal, a dinâmica é a mesma: tenta-se adivinhar o amigo secreto, e uma vez descoberto ele abre o seu presente.

A única mudança que precisa ser feita é enviar o presente para a casa do amigo secreto um dia antes. Não escreva o nome do remetente na caixa, e assegure-se de que a transportadora irá entregar para a pessoa certa. É importante também “disfarçar” o presente. Coloque dentro de uma caixa de papelão, por exemplo.

Chamada em vídeo com o Papai Noel

Esta sugestão é específica para as famílias em que há crianças em fase de acreditar e esperar pelo Papai Noel.

Quando os familiares, e as crianças, estiverem distraídos conversando por videoconferência, o Papai Noel entra de surpresa na chamada. Importante lembrar de mudar o nome do login para “Papai Noel” para que não se levantem suspeitas. Outra ideia é gravar um vídeo e dar play durante a noite.

Maratona de filmes de Natal

Há muitas opções de filmes natalinos (nacionais e internacionais) para assistir em família por serviços de streaming, como a Netflix. Estejam na mesma casa, ou separados, maratonar um filme é uma boa opção para finalizar a noite de Natal.

Natal e solidariedade

O Natal também é uma época marcada por doações, apoio a causas e ações solidárias. Durante 2020 a solidariedade foi uma das principais armas contra a pandemia. Muitos voluntários se mobilizaram para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social, e agora, no fim de ano, não poderia ser diferente.

Sempre foi comum instituições sociais montarem campanhas para recolher “sacolinhas de Natal” com itens para presentear uma criança, ou até com cestas básicas para famílias. A UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis conseguiu presentear crianças com as sacolas, seguindo as recomendações sanitárias de isolamento.

“A UNAS desenvolve vários projetos sociais em Heliópolis, e nós tivemos um ano difícil, com um contato muito reduzido e de forma online. Pensamos em como fazer levar um pouco mais de amor, um pouco mais de esperança para esta garotada no final do ano e decidimos fazer as sacolinhas de natal”, explica Douglas Cavalcanti, responsável pela comunicação da UNAS. A ação foi feita em parceria com funcionários do banco Santander que apadrinharam as crianças.

Já os colaboradores voluntários da Fundação Telefônica Vivo, que nos últimos anos também fazia as tradicionais sacolinhas, mudaram essa dinâmica por conta da pandemia.

“Quando estávamos criando a ação, o desafio era como envolver os voluntários e também beneficiar as crianças e famílias sem colocar a saúde das pessoas em risco. Em um processo de co-criação com o time, pensamos em uma solução”, explica Karina Pimentel, gerente de voluntariado da Fundação.

Esse processo resultou na Cantata de Natal, um espetáculo virtual em homenagem a todos que participam do Programa de Voluntariado para celebrar a solidariedade. O espetáculo foi feito pela Orquestra Sinfonia do Novo Mundo, composta por jovens da instituição Centro Social Carisma.