Nova funcionalidade da Escola Digital auxilia educadores na produção de roteiros, voltados para as atividades remotas, com foco nos estudantes. Conheça e saiba como colaborar!
Neste momento em que as escolas estão se adaptando a uma nova realidade por conta da pandemia causada pelo coronavírus, a Escola Digital lança uma nova funcionalidade: a produção de roteiros de estudo para auxiliar os alunos nas atividades a distância. A plataforma, que é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e Instituto Natura com o apoio técnico da Fundação Vanzolini, reúne e compartilha de forma gratuita mais de 30 mil recursos digitais para enriquecer práticas pedagógicas alinhadas à BNCC e voltadas a toda a Educação Básica.
Além de acessar roteiros de estudo conforme seus objetivos, qualquer educador pode colaborar como autor de conteúdo e compartilhar seu trabalho com seus estudantes. Após passar pela curadoria dos especialistas da Escola Digital, o recurso fica disponível para outros educadores, tornando-se um importante aliado no processo de aprendizagem. Assista ao vídeo abaixo para saber mais detalhes de como a plataforma funciona:
A pandemia causada pela Covid-19 impactou toda a sociedade e trouxe muitos desafios para áreas essenciais do país. Diante deste cenário, estamos realizando diversas ações humanitárias em prol da área da saúde e no combate à fome, além de iniciativas de educação e voluntariado digital. Conheça todas as ações!
A nova ferramenta visa apoiar professores e estudantes das redes de ensino a desenvolver suas atividades educativas de forma remota. Assim como os demais ODAs, é possível achar os roteiros de estudo por critérios como disciplina, ano escolar e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Alguns roteiros, como o Autorretrato: arte e tecnologia, são produzidos por professores especialistas que já fazem parte da curadoria da plataforma. Neste exemplo, os estudantes e educadores são convidados a trabalharem, passo a passo, o conceito do autorretrato, explorando diversas ferramentas para composição e edição de imagens.
Qualquer educador pode também colaborar com uma produção própria. Para isso, basta preencher o formulário detalhando as atividades, as quais serão submetidas à curadoria do Escola Digital e disponibilizadas para todos. É possível compartilhar os roteiros de estudo via WhatsApp, Facebook, e-mail, ou pela própria plataforma. Além disso, eles podem ser salvos e impressos caso o acesso à internet seja restrito.
Todo o material orientado para a Educação Infantil e os anos iniciais do Fundamental I vêm com avisos para que o professor fique atento ao tempo de exposição às telas, misturando conteúdos multimídias com atividades sem computadores. O conteúdo também é responsivo, ou seja, adequado para que seja acessado via celular.
Em todo o processo, os educadores contam com assessoria pedagógica caso precisem de ajuda na produção e adaptação de linguagem das atividades e no compartilhamento dos roteiros.
Para guiar os educadores que desejam contribuir para a plataforma, confira os infográficos abaixo com dicas para a elaboração dos conteúdos. Acesse a Escola Digital e colabore!