Desde 2013, Marcela Schons acompanha os cursos da Plataforma Escolas Conectadas e repassa conteúdo a educadores de escola no interior do Rio Grande do Sul
Desde 2013, Marcela Schons acompanha os cursos da Plataforma Escolas Conectadas e repassa conteúdo a educadores de escola no interior do Rio Grande do Sul
Incentivar os alunos no processo de aprendizagem é uma das missões dos professores, tanto nas disciplinas quanto nos ensinamentos para a vida. Mas além de animar os estudantes, o professor pode também inspirar outros educadores. Foi isso o que aconteceu com Marcela Schons, 31 anos. Ela é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré, localizada em Passo Raso, distrito da cidade gaúcha de Palmeira das Missões, a 368 quilômetros de Porto Alegre.
Na intenção de incentivar a formação continuada dos professores, Marcela investe em sua própria formação, cursando pós-graduação em Psicopedagogia e acompanhando, desde 2013, os cursos da Plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo.
Há nove anos trabalhando na mesma escola, a diretora organiza dez formações de professores por ano. Em algumas delas, utiliza o material dos cursos realizados na plataforma. “O impacto é interessante, pois muitos educadores acabam refletindo e melhorando sua prática.”
Com 14 professores e 80 alunos, a escola municipal está localizada no campo, conta com classes multisseriadas e quase nenhuma estrutura tecnológica. “Nosso grande sonho é construir uma sala de informática com acesso à internet. Enquanto isso, os professores levam os próprios computadores às salas de aula para pesquisarem com os alunos. Se os tempos mudaram, o professor tem que mudar também. A tecnologia chegou e não podemos resistir a isso”, diz Marcela.
É também por meio da tecnologia, por um aplicativo de comunicação instantânea no celular, que Marcela divulga as formações com professores da rede pública da cidade. “Sempre compartilho as informações no grupo que temos da Secretaria de Educação do Município”, conta a diretora. “Espero inspirar outras pessoas.”