Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Que tal inovar e introduzir as tecnologias digitais em seu aprendizado com podcasts, blogs e gamificação?

#Estudantes#PenseGrande#TecnologiasDigitais

Muito se fala sobre a necessidade de modernizar e digitalizar as escolas e da importância do desenvolvimento de competências e habilidades tecnológicas na educação. Mas será que a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem são exploradas quanto poderiam pelos estudantes?

É fato que as novas gerações, chamadas de nativas digitais, já nasceram ultraconectadas. Ainda que isso não garanta o domínio total das competências tecnológicas. Entretanto, o mundo da tecnologia está em constante desenvolvimento, o que faz com que as metodologias de aprendizagem sejam cada vez mais diversas.

Por exemplo, você já pensou em utilizar recursos tecnológicos que potencializem o uso de tablets, das lousas digitais e dos computadores em seus trabalhos escolares?

Pensando nisso, criamos uma lista com dicas de práticas que podem tornar o seu dia a dia na escola ainda mais dinâmico, interessante, e a aprendizagem mais completa com o uso de tecnologias digitais. Confira!

Podcasts

Atividades envolvendo a criação de conteúdos sobre uma disciplina para um podcast podem te ajudar a descobrir as funcionalidades das plataformas de streaming e serviços de hospedagem de áudios.

Além de gerar entretenimento, os podcasts seguem em alta e promovem debates, estimulam o pensamento crítico, além de competências tecnológicas necessárias para gravação e edição de conteúdos audiovisuais.

Blogs

Assim como os podcasts, a criação de um blog com conteúdos de determinada disciplina pode potencializar o seu aprendizado e o uso de uma ferramenta tecnológica e ajudar a estimular o desenvolvimento das competências tecnológicas.

Já pensou em utilizar o site como um caderno de anotações on-line, no qual você e outros estudantes também podem acessar e alimentar com resumos, explicações e observações?

Fóruns virtuais

Fóruns podem ser utilizados como extensão da sala de aula, como um ambiente de debate ou até mesmo para a criação de atividades como narrativas coletivas, em que todos contribuem no desenvolvimento de uma história, roteiro ou jogo.

Armazenamento na nuvem

Os serviços de armazenamento na nuvem, além de fundamentais para o backup de arquivos, também podem ser utilizados para a criação de bibliotecas digitais.

Nelas, todo o conteúdo recomendado pelos educadores em sala ficam disponíveis para serem acessados a qualquer momento. Que tal se você aproveitasse a ferramenta para compartilhar conteúdos de interesse com seus colegas?

Gamificação

A gamificação acontece quando o educador utiliza dinâmicas de jogos (fases, prêmios, missões e pontuação) para ensinar, de forma que os alunos se sintam engajados e estimulados no aprendizado.

O método pode ser utilizado tanto em games de formação de palavras no ensino de português, quanto em olimpíadas de contas valendo pontos em matemática. E se os recursos permitirem, ambas as atividades podem ser realizadas em um tablet, aprimorando também as habilidades digitais.

Como utilizar tecnologias digitais no seu processo de aprendizagem
Como utilizar tecnologias digitais no seu processo de aprendizagem