Os dois estados integram o número de Secretarias de Educação que personalizam a plataforma para inovar o ensino em seus territórios.

A rede que a plataforma Escola Digital tece dentro do cenário educacional brasileiro aproxima estados, educadores e alunos de realidades distintas. Por intermédio das ferramentas digitais, os espaços pedagógicos e o acesso a diferentes formas de aprendizagem se tornam mais democráticos e igualitários. A notícia de que o Acre e o Rio Grande do Sul, pontas geográficas do país, tenham se unido ao projeto, comprova o alcance da iniciativa.

Parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Natura e o Instituto Inspirare, a Escola Digital é uma plataforma online que disponibiliza gratuitamente mais de 4,5 mil objetos digitais de aprendizagem, voltados às redes de ensino. São ferramentas pedagogicamente inovadoras para o conteúdo oferecido nas salas de aula, por meio de dispositivos como vídeos, animações, infográficos, mapas e games.

A navegação simplificada favorece seu uso. Os Objetos Digitais (ODAs) são categorizados por série, disciplina, tema, tipo de mídia, idioma e nível de acessibilidade, entre outras especificidades que facilitam a busca e a aplicação.

A plataforma disponibiliza recursos digitais que auxiliam o educador a criar novas formas de ministrar aulas. E, além disso, a Escola Digital é um convite para que Secretarias de Educação possam personalizá-la, tanto em relação ao layout quanto ao acervo.

Conexão Acre – Rio Grande do Sul

Em 11 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte do estado lançou o EDUC Acre, plataforma de Escola Digital customizada. A iniciativa atenderá a grande malha da rede de ensino, que conta com mais de 170 mil alunos, 16 mil servidores, 12 mil professores e 600 escolas urbanas.
O Rio Grande do Sul também recebeu a plataforma customizada. A Educom+ foi apresentada durante cerimônia nessa terça-feira (24), com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário de Educação, Vieira da Cunha. São 2.558 escolas, 75.764 professores e 970 mil alunos beneficiados com facilitação da busca por novas práticas digitais de ensino.

Rede de possibilidades

Além dos Objetos Digitais, a Escola Digital oferece um curso a distância. A proposta é reforçar a potência da rede da plataforma, a fim de capacitar professores a utilizar práticas baseadas na tecnologia como estratégia didática. O curso, com carga horária de 30 horas, conta com navegação facilitada e flexibilidade em relação ao tempo de conclusão.

Democrática, a escola é o terreno fértil para as mudanças que queremos, tendo crianças e jovens como protagonistas. Por isso apostamos na fluência digital, na colaboração e na comunicação para inovar e transformar o ensino no país.

Conexão Norte-Sul: plataforma Escola Digital é lançada no Acre e no Rio Grande do Sul